VOLTA REDONDA
Em alusão à campanha “Setembro Verde”, o Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, está promovendo uma série de palestras para estudantes da área da Saúde. O ciclo de encontros, que visa conscientizar futuros profissionais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, acontece nos campi de Volta Redonda e Resende da Faculdade Estácio.
O primeiro evento, em Volta Redonda, teve como tema “Organização de Captação de Órgãos e Tecidos” e reuniu cerca de 50 alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. As palestras foram ministradas pela coordenadora do Banco de Olhos do município, a enfermeira Daniela da Silva, que possui 15 anos de experiência na área. Ela abordou o papel do profissional de enfermagem no processo de captação e doação. “É importante, ainda na faculdade, que os profissionais da saúde entendam que são peças fundamentais para divulgar a importância da doação de órgãos e tecidos”, explicou Daniela. Ela destacou a necessidade de os futuros profissionais identificarem potenciais doadores, acolherem as famílias e conhecerem os aspectos legais e éticos do processo.
A médica nefrologista Carolina de Oliveira, especialista em transplante renal, também participou da palestra. Coordenadora do serviço de transplante da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, ela falou sobre “Organização e procura de órgãos: entendendo a estrutura e a importância da multidisciplinaridade”.
O próximo encontro será em Resende, na terça-feira, dia 23, no II Simpósio de Captação e Transplantes de Órgãos. O evento contará com a presença de seis profissionais, além de Daniela da Silva, incluindo Marcelo Namen, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Samer Hospital, e Ana Carolina Almeida, da Rede D’Or.