Balieiro conhece inovações pedagógicas adotadas em Palmas no Tocantins

0

RESENDE

 

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) esteve recentemente em Palmas onde foi conhecer a infraestrutura da rede e os principais projetos e práticas pedagógicas bem sucedidas colocadas em ação na área educacional na capital do Tocantins. Ele foi acompanhado da secretária de Educação, Rosa Frech, e da presidente do Educar, Alice Brandão, além de uma profissional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura.

Diogo visitou o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria; o Centro de Educação Inclusiva e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo; unidades consideradas referência em qualidade e desempenho educacional. Outra unidade de referência visitada foi a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré.

unidade de referência a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré possui piscina para alunos – Ascom Resende

Administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), esta escola possui, entre outras dependências, piscinas, vestiários, campo de futebol, quadra poliesportiva coberta, biblioteca e refeitório, além de tanques para cultivo de peixes e horta.

Durante a visita, a comitiva resendense também conheceu a grade curricular da ETI Almirante Tamandaré que oferece, além do currículo básico, aulas de teatro, dança, informática, artes marciais e instrução de prática marinheira, já que a unidade tem a Marinha como parceira. “Entre os projetos que mais nos impressionaram estão atividades que incentivam o empreendedorismo nas escolas, como as oficinas de panificação, responsáveis pela produção de lanches para os alunos, silk screen e corte e costura, que produz uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais”, revelou a secretária de Educação, Rosa Frech.

Prefeito percorreu às dependências de uma das escolas de referência de Palmas – Ascom Resende

Outra iniciativa adotada pela Prefeitura de Palmas que despertou o interesse da comitiva foi o conceito de escola sustentável, viabilizada através do uso da energia fotovoltaica (que utiliza algum tipo de energia luminosa, que pode ou não ser o sol, para produzir energia elétrica) e a captação das águas pluviais para reuso – medidas que tem um impacto extremamente positivo na manutenção das escolas. “Fiquei extremamente satisfeito e impressionado com a visita e acredito que muitas experiências que vimos e vivenciamos lá podem ser implantadas com sucesso em Resende. Além de terem práticas educacionais muito eficientes e uma educação de excelência, as escolas de Palmas são surpreendentes e têm uma infraestrutura muito interessante”, afirmou o prefeito, acrescentando que após a visita, e com base em tudo que foi visto, a administração municipal buscará desenvolver projetos semelhantes, adaptados à realidade de Resende. “Tenho certeza que os nossos estudantes têm muito a ganhar com esta iniciativa”, concluiu o prefeito.