VOLTA REDONDA
Um investimento de mais de R$ 1,6 milhão, entre recursos da prefeitura e do Ministério da Saúde, para reforma, ampliação e novos equipamentos e mobiliários da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Guanahyro Ferreira Netto, no bairro Santa Cruz. A entrega aconteceu nesta quinta-feira, 20. O bairro contará também com uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 24 horas.
Com esse novo local, cerca de 15 mil pessoas serão atendidas, além dos bairros Santa Rita do Zarur, Ingá I e II, além de outras localidades próximas. O local funcionará todos os dias da semana, das 7 às 22 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas. Após a reforma, moradores poderão contar com a cobertura de três equipes da Estratégia de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O local passou por informatização e climatização, atende os padrões de acessibilidade e das normas sanitárias, com a ampliação da central de esterilização e um abrigo para resíduos sólidos. Foi instalado um reservatório de água com capacidade de 10 mil litros, revisão elétrica, hidráulica, reconstrução do telhado e climatização dos ambientes. “Queremos fazer desta UBSF uma referência para as outras do município. Teremos três médicos todos os dias, à noite teremos um para atender a população; enfermeiras, recepcionistas, equipes de Saúde da Família e dentistas. Então, médico não vai faltar. Vocês podem ter certeza que se os estudos comprovarem a necessidade, o Santa Cruz vai ganhar uma unidade 24 horas”, ressaltou o prefeito Antonio Francisco Neto.
O prefeito mencionou essa fala porque durante a inauguração um grupo de moradores solicitou o atendimento médio 24 horas. A secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. Ela explicou que as unidades de Atenção Primária em Saúde atuam como ‘sentinelas’ nas vigilâncias da saúde da comunidade em que estão inseridas. “Esta UBSF não foi planejada para ser 24 horas. É uma unidade de Atenção Primária em Saúde que vai atender as demandas espontâneas da comunidade, ou seja, as urgências e emergências. E, em caso de necessidade, vai acionar uma ambulância para levar o paciente para um local onde aqui o serviço não conseguir atendê-lo. Contaremos também com uma base do Samu 24 horas”, frisou a secretária de Saúde.