Moradores do bairro Roberto Silveira e integrantes da Associação dos Canoeiros Defensores da Natureza de Barra Mansa já preparam, para hoje, a tradicional procissão fluvial, que há 58 anos reúne em média quatro mil fiéis da região Sul Fluminense, todos os anos, em torno da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Canoeiros e moradores do bairro, que recebe a santa às 17h30min, de acordo com a programação oficial, preparam uma celebração com muita devoção e fé que inclui louvores, terços e decorações financiadas através de rifas e venda de materiais recicláveis.
O local é ponto de partida do trajeto fluvial que se inicia após a celebração e dura cerca de 20 minutos no rio Paraíba do Sul até a Avenida Beira Rio, atualmente conhecida como Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco.
A procissão por via terrestre começa às 14 horas na casa da Família Baião, localizada na Rua Pinto Ribeiro, número 292, no Centro de Barra Mansa, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria, onde será realizada uma celebração. Ao deixar o Vila Maria, a carreata segue até o ponto final do bairro Vila Nova e em seguida para o bairro Roberto Silveira.
Por conta da procissão, a Avenida Getúlio Vargas será interditada. Nas ruas Benedita Helena de Lima, Dario Aragão, José Cardoso Guimarães Cotia e Andrade Figueira, por onde o cortejo vai passar, a Guarda Municipal fará o balizamento do trânsito.