BARRA MANSA
O Governo do Estado já iniciou a segunda etapa do Programa Limpa Rio, com obras de dragagem e limpeza no Rio Bananal. E nesta segunda-feira, dia 28, a intervenção acontece no trecho que corta o bairro Colônia, na altura do Conjunto Village Primavera. A ação que dá continuidade ao trabalho iniciado no Rio Bocaina reforça o compromisso estadual com melhorias na infraestrutura hídrica e ambiental das cidades.
A moradora do conjunto Village Primavera e líder comunitária, Elza Bonfim destacou a importância da iniciativa. “Estamos muito felizes em ver o Rio Bananal recebendo essa atenção. Esse trabalho é essencial para evitar alagamentos e trazer mais segurança e tranquilidade para quem vive aqui”, afirmou Elza.
O também líder comunitário do Village Primavera, Felipe Ribeiro, celebrou os avanços. “A dragagem e a limpeza, junto com a recuperação das margens, melhoram não só o meio ambiente, mas também a saúde pública, reduzindo o risco de doenças. É um investimento que traz dignidade e desenvolvimento para a nossa comunidade”, ressaltou Felipe.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, reforçou a importância da ação e a união de esforços entre as esferas de governo.
“Programa Limpa Rio é essencial para garantir o escoamento correto das águas, proteger áreas urbanas e agrícolas contra enchentes, além de recuperar a vegetação ciliar e fortalecer a biodiversidade. Essa é uma preocupação constante do prefeito Furlani, que tem trabalhado intensamente pela melhoria ambiental do município. Agradecemos ao governador Cláudio Castro, ao secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernado Rossi e ao subsecretário de Estado Rodrigo Drable e a toda equipe do governo estadual pela parceria sólida e pelo apoio nas ações que beneficiam diretamente a nossa população”, destacou Viana.
O Programa Limpa Rio, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Inea, realiza a limpeza e manutenção dos rios, com ações de dragagem, retirada de resíduos, correção de margens e desobstrução de canais.
O trabalho visa prevenir enchentes, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das comunidades. A dragagem, que remove sedimentos do fundo dos rios, é essencial para manter a profundidade dos canais e garantir o fluxo das águas, especialmente em períodos de chuva.