VOLTA REDONDA
A bailarina Bárbara Ribeiro, de 22 anos, ex-aluna do projeto Ballet Educação, da Prefeitura de Volta Redonda, foi contratada pela Companhia do Teatro Musical Estadual de Klaipėda, na Lituânia, país localizado no leste europeu. A conquista foi anunciada nesta semana pela própria Bárbara, que agradeceu ao projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME), voltado ao ensino de Ballet Clássico e Dança Contemporânea para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
A bailarina disse que só te a agradecer à prefeitura por ter dado a oportunidade a ela que entrara no projeto. “Só tenho que agradecer ao projeto Ballet Educação, vocês transformam a vida. Tive várias transformações de vida nesses anos, e tudo começou com vocês. Tenho que agradecer mesmo, de coração. E para mim também é um orgulho falar isso e saber que está dando tudo certinho, e que continue assim”, afirmou, emocionada, a bailarina, que agora faz parte da companhia europeia, considerada a maior instituição profissional de artes cênicas da Lituânia Ocidental.
ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL
Recentemente, Bárbara Ribeiro estava matriculada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada na cidade de Joinville (SC) – única filial do famoso teatro russo. Antes de conquistar uma vaga na escola do Bolshoi, a bailarina, como lembra a coordenadora do Ballet Educação, Izabel Santos Leal, deu seus primeiros passos com o projeto de Volta Redonda, em 2008. “Desde pequena, ela se mostrou uma aluna dedicada e com muito talento, se destacando também pelo biotipo, pela flexibilidade, disciplina, concentração e pelo interesse pelo balé”, disse Izabel, acrescentando que a jovem bailarina participou de diversas apresentações pelo Ballet Educação, como o espetáculo “Quebra-Nozes”, em 2012.
SELECIONADA
Em 2014, Bárbara foi selecionada para o Teatro Bolshoi do Brasil após participar de uma pré-seleção realizada no município de Resende, na qual ela e mais outra aluna do Ballet Educação – dentre as 19 que participaram – foram aprovadas. “A secretaria de Educação providenciou tudo que precisávamos, como hotel, passagem de avião, alimentação, entre outras coisas. Foram três dias de muitos testes e, no final, a notícia que mais esperávamos: a aprovação da Bárbara, aos 11 anos, na única filial da renomada escola fora da Rússia. Começava assim a realização do sonho dessa pequena bailarina”, destacou a professora Izabel.
Iniciado em setembro de 2005, o projeto Ballet Educação tem o objetivo de preparar jovens bailarinos, aliando educação, cultura e arte, promovendo o desenvolvimento global dos estudantes e estimulando a formação de plateias, com foco na arte da dança de formação clássica e contemporânea.