BARRA DO PIRAÍ
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Barra do Piraí realizou o BaDoPi Folia. Oficialmente, os festejos começaram na tarde de quinta, dia 20, no entanto, blocos de embalo passaram pela principal avenida da cidade antes desta data e a festa terminou no dia 25. Como de costume, se repetiu, nesta edição, a homenagem a uma personalidade do samba de Barra do Piraí. Em 2020, o agraciado foi Jorge João dos Santos, mais conhecido como Jorjão. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, João Antônio Camerano Neto, representando o prefeito Mario Esteves, que cumpriu agenda na capital fluminense.
A festa BaDoPi Folia contou com grandes atrações a nível nacional e regional. Além disso, blocos de embalo e escolas de samba, passaram pela Avenida Governador Portela, principal palco do samba do município.
Durante a abertura, realizada na Praça Pedro Cunha, o Largo da Feira, o homenageado, Jorjão, agradeceu pela comenda dada pelo Poder Executivo, em alusão aos serviços prestados à animação dos carnavais passados. A cada ano, Jorjão estava presente em blocos, conhecido como ‘sujos’, e que, em Barra do Piraí, levavam o nome de ‘Piranhas’ e ‘Vergonha do Society’. Uma das principais personagens dele era a ‘Nega Maluca’, que, com irreverência, mostrava o empoderamento feminino.
Jorjão comentou sobre a homenageada e classificou o carnaval uma grande alegria. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento por parte da Prefeitura de Barra do Piraí, através do voto popular dos representantes dos blocos de embalo e das escolas de samba. A folia é isso o que estão presenciando, é a alegria de cada um. E cada um faz o que pode pelo carnaval. Eu fiz o que pude e tenho orgulho das minhas personagens terem se eternizado, quando o mundo era mais irreverente. Ainda há espaço para o humor e o bom humor deve imperar durante a maior festa popular do planeta”, disse.
No primeiro ano, da atual gestão, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, optou em não promover o Carnaval, oficialmente, por pegar a prefeitura com dívidas exorbitantes. Nos anos seguintes, decidiu-se criar, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a comenda à ilustres figuras do Carnaval. A primeira delas foi o bloco ‘Bandalheira’, que em 2020 completa 50 anos; já em 2019, o agraciado foi o conhecido Felipão.