Valença
Uma ação da Guarda Municipal Ambiental resultou na apreensão de aves silvestres mantidas de forma irregular na Serra da Glória, em Valença, na quarta-feira, dia 28. A ocorrência teve início após acionamento feito por meio da Ouvidoria Municipal, que apontava a possível criação ilegal de animais da fauna silvestre em residências da localidade.
Com autorização dos moradores, as equipes realizaram fiscalização no local e localizaram diferentes espécies de aves, entre elas um papagaio, um canário, uma cigarra-bambu e uma maritaca, encontrados em uma residência vizinha. Diante da constatação da irregularidade, o caso foi encaminhado à 91ª Delegacia de Polícia (DP) para os procedimentos legais.
Os responsáveis vão responder por crime contra a fauna, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/98. No entanto, considerando que o papagaio e a maritaca estavam há muitos anos sob a guarda dos moradores, a veterinária do município emitiu um Termo de Guarda Provisória, levando em conta o vínculo afetivo estabelecido. A situação definitiva dos animais será definida pela Justiça e, até lá, eles permanecerão com os tutores, sob acompanhamento e supervisão técnica da veterinária municipal.