Aves silvestres são apreendidas após denúncia na Serra da Glória, em Valença

Por Mônica Vieira

Valença

Uma ação da Guarda Municipal Ambiental resultou na apreensão de aves silvestres mantidas de forma irregular na Serra da Glória, em Valença, na quarta-feira, dia 28. A ocorrência teve início após acionamento feito por meio da Ouvidoria Municipal, que apontava a possível criação ilegal de animais da fauna silvestre em residências da localidade.

Com autorização dos moradores, as equipes realizaram fiscalização no local e localizaram diferentes espécies de aves, entre elas um papagaio, um canário, uma cigarra-bambu e uma maritaca, encontrados em uma residência vizinha. Diante da constatação da irregularidade, o caso foi encaminhado à 91ª Delegacia de Polícia (DP) para os procedimentos legais.

Os responsáveis vão responder por crime contra a fauna, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/98. No entanto, considerando que o papagaio e a maritaca estavam há muitos anos sob a guarda dos moradores, a veterinária do município emitiu um Termo de Guarda Provisória, levando em conta o vínculo afetivo estabelecido. A situação definitiva dos animais será definida pela Justiça e, até lá, eles permanecerão com os tutores, sob acompanhamento e supervisão técnica da veterinária municipal.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos