VOLTA REDONDA
A obra de construção da nova Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, que está sendo erguida no bairro Voldac, já está com 100% da parte estrutural do prédio principal finalizados. O serviço, que avança em mais uma frente de trabalho, agora, no prédio anexo à escola, onde já foram executados 65% dos serviços, estrutural e alvenaria.
Vale lembrar que, a Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha atende a estudantes oriundos das escolas da municipal de Volta Redonda e de municípios vizinhos, estudantes de escolas particulares e da comunidade. Entre os matriculados da unidade estão alunos divididos entre crianças, adolescentes e adultos, com Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, além de reabilitar as pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.
Para a construção da nova unidade da Rede Municipal, estão sendo investidos cerca de R$ 3,6 milhões. O espaço atende a 71 alunos, divididos entre estudantes cegos, com baixa visão e deficiência múltipla, deficiência visual associada a outras deficiências. A obra é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) e, de acordo com levantamento recente, as equipes da empresa que atua no local estão trabalhando na parte estrutural, pilares e vigas, e de alvenaria do 2º pavimento do prédio anexo. Nesse espaço, a próxima etapa será a execução da laje do segundo andar e do emboço externo.
Serviços de acabamento
Segundo os responsáveis pela obra, no prédio principal da escola, seguem sendo realizados os serviços de acabamento com pastilhas cerâmicas nas paredes dos três andares. São 65% desse serviço já concluído no primeiro pavimento e 60% no segundo. Os próximos passos da obra no interior do prédio envolvem a execução do contrapiso e a colocação do piso marmorite.
Conforme o projeto, na área externa, as frentes de trabalho atuam com emboço nas fachas laterais e frontal do prédio principal. Entre as próximas ações estão a instalação de caixas d’água, fossa séptica, filtro anaeróbico e reservatório pluvial, além de aplicação de pastilhas cerâmicas na fachada da escola. As equipes também vão construir escada de estrutura metálica de acesso para a passarela do 2º andar.
O projeto de construção da nova escola prevê ainda, nos dois primeiros pavimentos, salas de estar, de estimulação precoce e visual, avaliação, informática, música, alfabetização, apoio e da Direção e Secretaria. O prédio contará também com refeitório, banheiros para funcionários e alunos, incluindo acessibilidade, elevador, cozinha, despensa, depósito, auditório e biblioteca, entre outras áreas.