VOLTA REDONDA
O secretário Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, coronel Luiz Henrique, se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 12, com autoridades de segurança do município. O objetivo foi discutir e traçar ações sobre o uso e venda de armas de gel, que estão sendo utilizadas por crianças e adolescentes como brinquedos.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop-VR), na Ilha São João, com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar (PC e PM), Guarda Municipal (GMVR), Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e Conselho Tutelar.
Durante o encontro ficou definido que, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, todos os órgãos de segurança da cidade estarão atuando no combate ao uso da arma de gel e contra a venda do produto. De acordo com o comandante da Semop, além de fiscalizar o comércio, as forças de segurança irão atuar também nos bairros, onde a ‘brincadeira’ vem sendo intensificada, como nos bairros Santo Agostinho, Volta Grande, Eucaliptal e outros. Lembrou que essa prática vem assustando as pessoas e colocando em risco a integridade física de crianças e jovens que brincam com as armas de plástico.
APREENSÃO
Na quarta-feira, dia 11, um dia antes das autoridades se reunirem, agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda, que integram a Patrulha Escolar, apreenderam, no interior de uma escola, no bairro Laranjal, algumas armas de gel.
Os guardas foram acionados pela direção da escola, que alegou que alunos estariam portando as armas. Na unidade escolar, os agentes encontraram duas armas de esferas de gel, com as quais os alunos efetuavam disparos no interior da sala de aula. Além de atrapalhar o andamento das atividades na sala de aula, a ação colocava em risco outros alunos e professores. Na ocasião, os alunos envolvidos foram abordados e orientados. Já os objetos, apreendidos.