Aulas 100% presenciais são retomadas na rede pública de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Nessa segunda-feira, dia 18, as aulas presenciais retornaram 100% em Barra Mansa. A mudança foi possível, segundo a prefeitura, por causa da bandeira amarela em relação ao cenário epidemiológico de Covid-19 no município. Cerca de 80% dos 18 mil alunos da Rede Municipal já estavam no formato híbrido desde março deste ano, quando grupos se revezavam entre aulas on-line (em casa) e presenciais (nos colégios). Com a liberação total do número de estudantes em sala de aula, a tendência dessa porcentagem no modo presencial é aumentar.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana de Fátima Campos Vieira, disse que os espaços físicos das unidades de ensino foram adequados para receber a totalidade dos alunos, mas caso os pais não concordem com o retorno dos alunos às aulas presenciais, o ensino remoto será mantido até o fim de dezembro.

Além disso, a presidente do Conselho Municipal de Educação falou que o déficit de carga horária será zerado no final do ano. “Estamos em um contínuo curricular 2020/2021 porque nós tivemos um déficit de carga horária. Ao final deste ano, em dezembro, o aluno terá frequentado dois anos de escolaridade”, destacou.

A decisão de retorno seguro às aulas presenciais está sob orientações e dados da Secretaria Municipal, Estadual e do Ministério da Saúde. “O risco de contágio é leve, mas isso não significa que a pandemia acabou. Precisamos manter as medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e álcool em gel”, concluiu Morgana.