Aula inaugural de Curso sobre Direitos e Participação acontece nesta terça-feira, em Resende

0

RESENDE

Acontece nesta terça-feira, dia 2, a aula inaugural do curso “Democracia: Direitos e Participação”, promovido pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento é gratuito e aberto à comunidade, com início previsto para 19 horas na subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, localizada na Rua Dr. Adalberto de Cunto, 18,  no bairro Jardim Tropical. As inscrições poderão ser feitas na hora da palestra ou previamente pelo e-mail [email protected], com direito ao envio de material didático.

A pesquisadora Sandra Mayrink Veiga, autora do Guia de Direitos Sociais da FASE e coautora do livro sobre a greve de 1988 da CSN “Volta Redonda: entre o aço e as armas”, entre outros, vai ministrar palestra com o tema será “Democracia: Direitos e Participação”.

A inciativa e organização do curso são do Coletivo de Formação Política do PT-Resende. “Neste momento onde os direitos dos trabalhadores, estudantes e aposentados estão ameaçados, é de grande importância conhecermos e estudarmos cada um deles a fim de fortalecermos a nossa luta. Convidamos todos os interessados a participarem do curso”, disse a presidente do PT de Resende, Odete Amaral.

A programação do curso “Democracia: Direitos e Participação” prevê encontros quinzenais ao longo de oito terças-feiras, de 2 de abril e 9 de julho, sempre às 19 horas, no mesmo endereço da aula inaugural. O curso é aberto à comunidade e inteiramente gratuito, com material didático enviado por e-mail aos inscritos. Será concedido certificado de participação aos alunos inscritos que tiverem um mínimo de 75% de frequência.

Ao longo dos sete encontros seguintes, serão abordados os seguintes temas: 16/04 –  Um balanço de participação popular no Brasil pós-Constituição de 1988; 30/04 – A participação social no nível nacional: desafios a um projeto inacabado; 14/05 – A democracia brasileira na ausência das mulheres: a perspectiva da teoria política feminista; 28/05 – A democracia chega à universidade brasileira; 11/06 – Participação, desenvolvimento e comunidades tradicionais; 25/06 – Sistema político, democracia e opinião pública; 09/07 – Congresso do Povo Brasileiro.

Todos os encontros contarão com facilitadores convidados entre professores, pesquisadores e lideranças de movimentos sociais de Resende e do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !