Audiência pública na Alerj debate turismo no estado

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

O deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) marcou presença na audiência pública promovida na última semana pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apresentar os resultados obtidos pela Secretaria de Estado de Turismo e a projeção de investimentos e turistas que o estado receberá neste ano. A audiência foi convocada pela Comissão de Turismo, presidida pelo deputado Welberth Rezende (Cidadania). O secretário Otávio Leite esteve presente.

Segundo o secretário, a pasta tem previsão de investir cerca de R$100 milhões em projetos que estimulem o setor.         “Quanto mais pessoas desembarcam no Rio de Janeiro, mais utilizam táxis, contratam hotéis, vão a restaurantes, e isso demanda gastos, o que é muito relevante. Em nível internacional, vamos enviar representantes para atuar na divulgação do estado. Serão dois representantes na Europa, dois nos Estados Unidos e um na América do Sul. Acreditamos que isso vai animar o processo de mais fluxo para o Rio de Janeiro”, afirmou o secretário.

O projeto de lei 1.407/2019 de autoria de Gustavo Tutuca foi debatido. Ele prevê a criação do ICMS Turístico, destinando mais recursos aos municípios que investirem no turismo. Para Tutuca, é fundamental que a secretaria seja parceira deste projeto que está tramitando na Alerj e precisa de apoio junto ao Governo do Estado.  “Precisamos criar a cultura no estado do Rio de que o turismo é uma fonte de receitas infinita para Estado e municípios. Incentivando os municípios que investirem no turismo, vamos potencializar ainda mais a marca ‘Estado do Rio’. Para isso, precisamos do apoio da secretaria de Turismo, trabalhando dentro do Governo do Estado para que o programa seja aprovado”, ressaltou Tutuca.

Otávio Leite falou sobre a importância de incentivar os municípios a fazerem o dever de casa no investimento ao turismo local.  “O ganho da prática administrativa que o projeto trará é muito grande. Precisamos dar mais protagonismo ao turismo, e todos os entes precisam atuar em conjunto, trazendo relevância ao tema. Com o projeto, mais políticas públicas voltadas ao turismo são implantadas. Faremos uma interface com a secretaria de Fazenda para avançarmos nisso”, finalizou Otávio Leite.

O deputado Chicão Bulhões (Novo) também participou da audiência pública.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !