VOLTA REDONDA
Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Guarda Municipal (GMVR), em conjunto com a Polícia Civil (93ª DP), recuperaram na manhã desta quinta-feira, 10, uma moto que havia sido furtada na última terça-feira, 8, em Volta Redonda. O veículo foi localizado 48 horas após ser furtado, no distrito Antônio Rocha, em Barra Mansa, após um intenso trabalho de inteligência que envolveu a análise de câmeras de monitoramento do Ciosp. O suspeito do crime foi detido.
O veículo foi furtado após ser deixado estacionado pelo proprietário, por volta das 7 horas, na Rua 545, no bairro Nossa Senhora das Graças, nas proximidades da entrada da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Por meio de imagens do Ciosp, foi possível identificar o suspeito e monitorá-lo com o uso das câmeras de leitura de placas, as OCRs (Optical Character Recognition).
De posse das imagens, os agentes chegaram até o homem, que negou a autoria do crime. Ao ser informado de que as câmeras do Ciosp o flagraram com a motocicleta furtada, ele acabou confessando e indicando a localização do veículo, que foi recuperado e devolvido ao dono.
O secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou o trabalho de inteligência do Ciosp e a ação integrada com a Polícia Civil que culminou com a prisão do suspeito, que responderá pelo crime de furto em liberdade.
“Mais um caso em que a tecnologia atuou como aliada da Segurança Pública. Isso demonstra que hoje Volta Redonda exerce o conceito de ‘cidade inteligente’, investindo em tecnologia e tornando o trabalho dos agentes de segurança pública mais ágil e assertivo. Conseguimos recuperar o bem furtado e responsabilizar o autor em 48 horas após o crime. Isso reforça a importância do investimento em tecnologia e demonstra o quanto isso traz resultados positivos e benefícios à população a longo prazo. Sem dúvidas, Volta Redonda é mais segura com o emprego da tecnologia na segurança pública”, enalteceu o Coronel Henrique.