RESENDE
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realizou nesta sexta-feira, dia 12, a celebração pelos 176 anos de elevação de Resende de vila à categoria de cidade. O Ato Cívico aconteceu pela manhã, na Praça do Centenário. Durante a solenidade, o diretor do Arquivo Histórico, Angelo de Paula, realizou uma apresentação sobre a importância do dia 13 de julho.
Logo após, foi feita a leitura do Auto de Proclamação da cidade de Resende, transcrita em Braille, e lida por um aluno do Programa Gente Eficiente e entoados os Hino Nacional e Hino de Resende. De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o 13 de julho é tão importante quanto o 29 de setembro para o nosso município.
“No dia 29 de setembro de 1801, o então povoado de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova foi elevado à categoria de vila. Já no dia 13 de julho de 1848, a Vila Resende foi proclamada cidade. São dois dias importantes que merecem ser comemorados, e nós, como representantes do poder público e da cultura resendense, precisamos divulgar a importância das datas históricas do município”, explicou o presidente.