Atividades pelo ‘Setembro Surdo’ segue até dia 30 em Volta Redonda

Mês de luta, conscientização e celebração da cultura e comunidade surda conta com visitas a instituto e encontro entre alunos da rede municipal  

Por Tânia Cruz
atividades pelo ‘setembro surdo’ segue até dia 30 em volta redonda divulgação secom

VOLTA REDONDA
Em alusão à campanha do “Setembro Surdo” – mês de luta, conscientização e celebração da cultura e comunidade surda –, o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, por meio da Seção de Educação Especial, organizou eventos durante todo o mês. O objetivo é comemorar datas importantes para a comunidade surda, como o Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro, e o Dia do Tradutor Intérprete, dia 30.
O primeiro evento aconteceu na segunda-feira, dia 23, com uma visita ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, com professores, alunos e famílias de Classe Bilíngue que funciona na Escola Municipal Professor Domingos Maia, de Volta Redonda. “Realizar eventos para comemorar o ‘Setembro Surdo’ é trabalhar em prol da conscientização dos direitos das pessoas surdas e celebrar a cultura deste segmento. É importante sensibilizar a sociedade, dar visibilidade ao uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os espaços e refletir sobre os obstáculos que ainda precisam ser superados”, afirmou a coordenadora da Seção de Educação Especial, Elizabeth Melo.
PARTE DAS ATIVIDADES DA CAMPANHA
Como parte das atividades da campanha, será realizado nesta quinta-feira, dia 26, o 2º Encontro de alunos surdos, com deficiência auditiva, CODAS e profissionais que atuam com esse público na rede municipal, no Zoológico Municipal (Zoo-VR). E no dia 30 acontecerá outra visita ao INES, desta vez com os profissionais envolvidos na Educação de Surdos na rede municipal.
Complementando as comemorações, no decorrer do mês foram confeccionados murais nas escolas da rede municipal sob a orientação dos intérpretes de Libras, com o objetivo de promover a divulgação de temas referentes à comunidade surda, sua língua e sua identidade. “A educação envolve também a inclusão e valorizar, incentivar, estimular e integrar a comunidade surda é fundamental para que a qualidade do ensino seja a melhor possível em nossa rede. Parabéns às equipes envolvidas que idealizaram e estão executando essas atividades que beneficiam alunos e profissionais”, finalizou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos