VOLTA REDONDA
A Seção de Educação Especial, em alusão à campanha do ‘Setembro Surdo’, mês de luta, conscientização e celebração da cultura e comunidade surda, programou eventos para este mês. O objetivo é comemorar datas importantes para a comunidade surda, como o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, e o Dia do Tradutor Intérprete, comemorado no dia 30.
A programação de atividades foi aberta na segunda-feira, dia 23, com uma visita de alguns alunos da cidade do Aço ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que celebra mais um ano de existência nesta quinta-feira, na cidade do Rio de Janeiro, com professores, alunos e famílias da Classe Bilíngue que funciona na Escola Municipal Professor Domingos Maia. “Realizar eventos para comemorar o ‘Setembro Surdo’ é trabalhar em prol da conscientização dos direitos das pessoas surdas e celebrar a cultura deste segmento. É importante sensibilizar a sociedade, dar visibilidade ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os espaços e refletir sobre os obstáculos que ainda precisam ser superados”, afirmou a coordenadora da Seção de Educação Especial, Elizabeth Melo.
Parte das atividades da campanha
Para esta quinta-feira, dia 26, dentro das atividades está programado o 2º Encontro de alunos surdos, com deficiência auditiva, Codas e profissionais que atuam com esse público na rede municipal, no Zoológico Municipal (Zoo-VR). E na próxima segunda-feira, dia 30, acontecerá outra visita ao Ines, desta vez com os profissionais envolvidos na educação de surdos na rede municipal.
Complementando as comemorações, no decorrer do mês foram confeccionados murais nas escolas da rede municipal sob a orientação dos intérpretes de Libras, com o objetivo de promover a divulgação de temas referentes à comunidade surda, sua língua e sua identidade. “A educação envolve também a inclusão e valorizar, incentivar, estimular e integrar a comunidade surda é fundamental para que a qualidade do ensino seja a melhor possível em nossa rede. Parabéns às equipes envolvidas que idealizaram e estão executando essas atividades que beneficiam alunos e profissionais”, finalizou o secretário de Educação, Osvaldir Denadai.