RESENDE
Acontece nesta segunda-feira, o projeto “Arte e Cultura em Direitos Humanos”, em comemoração aos 70 anos de Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, vai acontecer a partir das 16 horas, no Espaço Z, no Centro da cidade, apresentações artísticas, culturais e um seminário sobre o tema, além do lançamento do programa Resende Cidadã.
Segundo a Diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, as atividades foram programadas para que a população possa conhecer e entender melhor a importância deste tema para a sociedade. Para isso, durante o seminário, a equipe responsável pela diretoria apresentará todo o trabalho desenvolvido no município visando garantir os direitos humanos. Além disso, o público presente também terá a oportunidade de assistir o filme “Humano – Uma viagem pela vida”, que será reproduzido no local graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Cineclube Quilombo dos Puris, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Complementando a programação artística e cultural do evento, será realizado um sarau, com a participação das pessoas diretamente ligadas ou alcançadas pelos projetos desenvolvidos no município, como os alunos da Sociedade Pestalozzi, integrantes do Centro Pop (População em Situação de Rua), membros do movimento negro, e representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) e jovens.
Durante o evento, a cantora Elza Soares, considerada um símbolo da luta pelos direitos humanos, também será homenageada, como explica a diretora. “Além da sessão de cinema, do sarau e do seminário, vamos fazer também uma homenagem à Elza Soares, com apresentações das cantoras Nena Nazaro e Ana Karoline. Escolhemos a artista pela grande representatividade que ela tem no cenário dos Direitos Humanos, com suas músicas, sua história e experiência de vida. Com a realização deste evento, esperamos que o público absorva a mensagem que queremos passar, que fala da valorização da vida, da garantia de direitos para todos e da importância de viver em uma sociedade justa”, disse Emanuele Dalpra.
RESENDE CIDADÃ
Outra importante atividade do evento será o lançamento, pela Diretoria de Direitos Humanos, do projeto Resende Cidadã. O projeto vai oferecer, periodicamente, serviços gratuitos de cidadania, saúde, lazer e informação, entre outras ações, à população. “O projeto, que vai potencializar e ampliar o antigo Mega Balcão de Direitos, oferecerá segunda via de documentos, cadastramento de currículos, atendimento do PROCON e do Seja Digital, serviços de saúde e de outros setores da Prefeitura, além de orientação jurídica, mobilização e matrícula para Educação de Jovens e Adultos à distância, contação de história, campanhas e muitos outros serviços”, explicou Emanuele.