Atividades culturais promovem festa da Consciência Negra

0

PINHEIRAL/RESENDE

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, através do Departamento de Cultura, promove hoje mais um evento inédito: o “Ubuntu Festa da Consciência Negra”. A ideia é chamar a atenção sobre a importância de lutar contra o preconceito e a intolerância e principalmente difundir a cultura negra do município.

Hoje, a partir das 18h30min, será realizado no auditório da prefeitura a abertura do evento com apresentação de música, teatro e palestra. Já na quarta as atividades começarão às 9 horas, no Parque das Ruínas com missa, roda de samba com grupo Jeito de Ser, apresentações do Centro Cultural Folha Grande, da Juventude no Flow e do Jongo de Pinheiral. O evento foi construído com participação da sociedade civil através do Centro Cultural Folha Grande, do Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense e da Igreja Católica.

De acordo com a presidente Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense, Maria Amélia da Silveira, o evento nas ruínas se torna emblemático, o local por si só já carrega a memória do povo negro. “O trabalho que o Poder Público vem desempenhando se faz muito importante, pois as pessoas precisam entender essas questões, e rápido. O feriado do dia 20 se faz necessário por isso. Precisamos trabalhar o respeito a diferença, de maneira que possamos ter uma convivência mais harmônica na sociedade”, disse.

Outro público que se fará presente é a Juventude no Flow. O grupo criado em 22 de setembro de 2017 com jovens de 12 a 35 anos, tem como o objetivo usar a arte da rima para levar suas questões vivenciadas e pensamentos em forma de música para a sociedade.

PALESTRA E EVENTO

A Prefeitura de Resende, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, promove neste mês de novembro eventos alusivos ao ‘Dia da Consciência Negra’. A programação prevê atividades no Espaço Z, Arquivo Histórico e no Resende Shopping. A ‘Exposição da Beleza Negra’, que ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro, de 9 às 17 horas, no Arquivo Histórico.

No dia 24 de novembro, haverá um desfile para valorizar a beleza das mulheres negras com todas as faixas etárias, na praça de alimentação do Resende Shopping, às 18 horas.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !