>
renascer ead digital

Atividades alusivas ao Dia Mundial do Coração são realizadas no Centro Municipal Cardiológico de Volta Redonda

Por Tânia Cruz
728x90 refis

VOLTA REDONDA
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda preparou uma série de ações para os pacientes do Centro Cardiológico Municipal Camilo Riker Furtado, no bairro Aterrado. As atividades educacionais, orientativas e de saúde tiveram início na manhã desta segunda-feira, dia 25, com café da manhã e uma palestra em formato de bate-papo entre estudantes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e os usuários atendidos na unidade.
Durante o evento, os participantes puderam conversar sobre fatores de risco, cuidados e o trabalho da fisioterapia na reabilitação cardiológica, dentre outros assuntos relacionados. “Nós pensamos em um evento que pudéssemos fazer durante a semana inteira e tivesse algum benefício para o paciente, alguma mudança. Estarão participando alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia, além de profissionais do Programa de Controle de Tabagismo”, explicou Cinara Cunha, que é enfermeira coordenadora do Centro Cardiológico e organizou a campanha.
CUIDADOS COM O CORAÇÃO
Em meio a corredor e salas decoradas e com frases sobre os cuidados com o coração, o aposentado Manoel Goulart de Almeida, de 70 anos, morador do bairro Roma I, participou atento à roda de conversa e elogiou a atividade, inclusive aproveitou para tirar sua dúvida durante o bate-papo. “Foi interessante, porque tenho problema de muita ansiedade. Fui ao posto perto de casa e vim ver essas dores no peito. É muito importante cuidar do coração, a gente depende dele, né?”, disse o aposentado enquanto aguardava ser atendido.
Quem contribuiu com orientação ao senhor Manoel foi a estudante Júlia Bahia, do 6º período de Fisioterapia, que estava acompanhada da responsável pelo serviço de reabilitação cardiovascular e metabólica do Centro Cardiológico, a fisioterapeuta Patrícia Teixeira. “É muito boa essa questão de a gente estar passando informação também, recebendo o feedback da pessoa. O senhor (Manoel) perguntou se a ansiedade estava associada às doenças cardíacas, e eu achei bem legal esse interesse. Acredito que eu consegui transmitir a informação pra ele e os outros presentes”, contou Júlia que, assim como as colegas de faculdade Thayla Vanzeloti e Letícia Martins, também foi convidada pela fisioterapeuta Patrícia Teixeira, do Centro, que também leciona para as futuras profissionais.
OUTRAS AÇÕES
As atividades foram divididas em três tipos: a sala de espera, que funciona como uma roda de conversa enquanto o paciente está aguardando a consulta; atendimentos individuais; e palestras.
Além das ações de orientação e educativas, a programação conta ainda com uma tenda na entrada do Centro Cardiológico, com profissionais de enfermagem da unidade, que estarão realizando durante toda a semana aferição de pressão arterial, glicemia capilar, circunferência abdominal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). “Esses quatro dados são importantes para a pessoa que tem predisposição a desenvolver qualquer doença crônica, como diabetes, hipertensão, cardiopatia. É um fator de risco”, explicou a enfermeira Cinara Cunha.
ATENDIMENTOS
O Centro Cardiológico Municipal realiza cerca de 2.300 consultas e exames, como: eletrocardiograma, ecocardiograma, holter 24 horas, mapa e teste ergométrico. Moradores do município que chegam ao local são encaminhados por profissionais da Atenção Primária à Saúde – unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs).
A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, lembra que a gestão municipal tem como uma das prioridades do cuidado integral o diagnóstico precoce de usuários com doenças cardiovasculares. Ela cita que o acesso ao diagnóstico foi ampliado com a descentralização do eletrocardiograma nas unidades de saúde da atenção primária. “E na atenção especializada, foi implantada a clínica cardiológica para seguir com a linha do cuidado aos pacientes com a realização dos exames de mapa, holter, ecocardiograma, eletrocardiograma e teste de esforço e reabilitação cardiopulmonar. Acreditamos que, com a ampliação do acesso aos exames e consultas, os usuários serão assistidos com maior qualidade”, disse a secretária, acrescentando que, além das consultas e exames, são feitos investimentos na oferta de atividades físicas com a inserção dos educadores físicos nas unidades de saúde da Atenção Primária.
A programação do Centro Cardiológico durante a semana– Fisioterapia: de 25/9 (segunda-feira) a 29/9 (sexta-feira), manhã e tarde;
– Psicologia: dia 27/9 (quarta-feira), às 14h30 e às 16h30;
– Nutrição: dias 25 (segunda-feira), 28 (quinta-feira) e 29/9 (sexta), das 13h às 17h;
– Farmácia: dia 27/9 (segunda), das 8h às 12h;
– Programa de Controle de Tabagismo: dia 28/9 (quinta), às 8h.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos