Associação de Produtores lança selo de Indicação da Cachaça, em Paraty

0

PARATY

A Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap), em parceria com o Sebrae, realiza hoje, às 20h30min, durante o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, o lançamento do novo selo de Indicação Geográfica da Cachaça de Paraty. Segundo o Sebrae, o selo garante ao consumidor da cachaça a genuinidade do produto, que tem as peculiaridades ligadas à sua origem nos alambiques históricos.

A Cachaça de Paraty é produzida pelos alambiques Maria  Izabel,  Engenho  D’Ouro,  Coqueiro,  Corisco,  Paratiana e Pedra Branca. Segundo a Apacap, a cerimônia ocorrerá, no areal do Pontal, sendo o marco para a região, pois celebra a qualidade e a tradição dessa bebida secular. Filiada oficialmente ao Instituto Brasileiro da Cachaça, a Apacap possui uma cadeira na Câmara Setorial da Cachaça. Para o desenvolvimento do setor, mantém parcerias com instituições renomadas, como a UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Sebrae e Emater-Rio. E os produtores são filiados à Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Apacap, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty beneficia efetivamente a população local por aquecer a indústria do turismo e favorecer o alcance dos objetivos específicos. Entre eles resgatar a identidade cultural do Festival, aglutinando em um só evento diversas expressões artísticas paratienses; gerar trabalho e renda para a comunidade durante os dias da festa; promover o fortalecimento da identidade cultural do município através da valorização das atividades e apresentações artísticas para um público expressivo.e promover o desenvolvimento setorial das cadeias produtivas da cultura e do agronegócio do município de Paraty por meio da exposição e venda de produtos, valorizando suas inserções nas tradições e manifestações artísticas locais.

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty teve início na quinta-feira e termina neste domingo. O evento reúne os representantes dos principais alambiques da região de Paraty, que trabalham para manter a identidade e tradição da cachaça que existe desde o século XVII.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !