VOLTA REDONDA
A Assistente Social Penha Oliveira, de 47 anos, depois de algum tempo atendendo dezenas de pessoas, percebeu, com sua profissão, que muitas delas necessitam de ajuda e atenção. Por isso, este ano, pela primeira vez aproveitou o momento de aproximação do Natal e decidiu promover uma campanha de arrecadação, que se transformou no ‘Natal Solidário’. Sendo assim dezenas de pessoas serão beneficiadas, principalmente várias crianças.
Penha contou que iniciou sua campanha pelo Whatsapp, convidando os amigos e todos os seus contatos para se envolverem fazendo doações de alimentos não perecíveis. A ideia, segundo ela, era arrecadar uma boa quantidade de alimentos para compor cestas básicas e distribuir entre as famílias. “Dada época em que estamos, nas proximidades do Natal, algumas pessoas também estão contribuindo com brinquedos e roupas em bom estado que usaremos para fazer o ‘Natal Solidário’.
A Assistente Social informou que, as pessoas de Volta Redonda interessadas em ajudar podem mandar mensagem pelo Whatsapp (24) 98100.6116 que ela mesma pegue a doação. “Ainda estamos buscando um ponto de apoio para recebermos as doações, mas enquanto isso é só mandar mensagem e indicar o local. Já em Barra Mansa, segundo ela, o ponto de coleta das doações é o Restaurante Sushi Express, localizado na Avenida Domingos Mariano, 34, no Centro.
“Estou solicitando aos meus amigos do Whatsapp a doação de um quilo de mantimento para doar às famílias que acompanho em Volta Redonda e Barra Mansa. Algumas delas vivem em condições realmente precárias, sem ter nem o que comer. Desde já agradeço a atenção e o carinho dos meus amigos que estão empenhados na minha campanha”, declarou.
Penha lembrou que, além dessa iniciativa, ela está incentivando a criação de hortas solidárias nos postos de saúde. Essa ideia, de acordo com ela, surgiu primeiramente em casa para incentivar o filho, de 13 anos, a criar sua própria horta para ter sua renda. “Deu muito certo. Através da doação de caixas de isopor que conseguimos em parceria com restaurantes da cidade, criamos um sistema de fácil manuseio onde é possível realizar o plantio em pequenos espaços. Com cerca de um metro quadrado já é possível colher verduras fresquinhas e 100% saudáveis, sem agrotóxicos e sem fertilizantes. “Para quem tem espaço à vontade o plantio pode ser no sistema tradicional através de canteiros”, declarou.
Penha Oliveira disse que já atuou na Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda e no Sistema Firjan pelo Senai. E em 2015 começou a desenvolvendo o trabalho de assistente social no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), em Barra Mansa. Atualmente, ela presta serviços ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), atendendo um total de 20 Postos de Saúde. Ela contou que, foi através dessas atividades que percebeu a necessidade de ajudar essas pessoas.
CEIA NATALINA
Provando que com a aproximação do Natal, as pessoas ficam mais solidárias, no último sábado, 16, os moradores de rua que ficam embaixo da Biblioteca Municipal, no bairro Vila Santa Cecília, tiveram uma ceia natalina. Coordenados por Flávio Brasil, que realiza outros trabalhos com as pessoas carentes da cidade, alguns jovens se reuniram com os moradores de rua, conversaram com eles, doaram roupas e ainda dividiram a ceia com eles.