Assistência Social faz mapeamento de famílias afetadas pelas enchentes

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, com o auxílio da Secretaria Assistência Social do Estado, vêm realizando o mapeamento das famílias atingidas pelas enchentes no município. Esse cadastro serve para ordenar quais itens e quantidade de doações cada família precisa e realizar o acompanhamento sistemático com a mesma. Um dos pontos de apoio do município é a Igreja da Comunidade São Luiz Gonzaga. No local, uma equipe do Centro de Assistência Social do São Pedro esteve presente na manhã de hoje, 21 finalizando o mapeamento do bairro São Luiz.

Segundo a coordenadora do Cras São Pedro, Elaine Ribeiro de Abreu, só no bairro São Luis foram cadastradas 56 famílias. No bairro Nova Esperança, até o início da tarde de hoje, 21, foram 19.  “Nós verificamos também se a família recebe algum beneficio do governo, caso percebermos que ela pode ter direito. Porém, se ainda não recebe, nós fazemos o encaminhamento”, informou, acrescentando que esse mapeamento será realizado em todos os pontos da cidade que foram atingidos pelas enchentes.

E com o objetivo orientar as vítimas das chuvas ocorridas no último final de semana, sábado, dia 18, a vice-prefeita Fátima Lima, juntamente com as equipes da Defesa Civil e do Conselho Tutelar, realizou uma visita no bairro Vila Natal, na Região Leste do município.  A ação teve como medida fiscalizar os imóveis que, durante as chuvas do mês passado, já haviam sido interditados e ainda oferecem risco de desmoronamento. A visita ainda permitiu que a população recebesse melhores informações sobre os benefícios que a prefeitura está disponibilizando para cadastramento, como o aluguel social.

A vice-prefeita reforçou que a prefeitura está dando todo o suporte possível às famílias, citando que melhores informações podem ser adquiridas nos Cras e na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através do telefone (24) 3322-8098. Ainda segundo ela, nos bairros afetados os pontos de recolhimento e distribuição estão acontecendo nas igrejas católicas e evangélicas, já no Centro a coleta está sendo realizada próximo a Praça da Matriz, em um caminhão estacionado em frente ao Centro Especializado de segurança Pública (Cesp).

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, com o auxílio da Secretaria Assistência Social do Estado – Foto Fábio Guimas

AUXILIO DO ESTADO

De acordo com Kátia Xavier, assessora técnica do estado, no domingo a equipe Secretaria de Assistência Social chegou a Barra Mansa. “Estamos acompanhando a equipe técnica do município, para ajudar com o mapeamento”, informou, contanto que a secretaria também doou itens como água e alimentos não perecíveis. “Ao todo são 12 pessoas da Secretaria do Estado que estão presentes em Barra Mansa dando apoio”, disse.

A Secretaria de Assistência Social do Estado enviou para Barra Mansa, ainda no domingo, 55 colchões, 45 kits de enchente, contendo cobertor, lençol, fronha e travesseiro.

error: Conteúdo protegido !