BARRA DO PIRAÍ
Na manhã de quarta-feira, dia 15, a secretaria municipal de Assistência Social promoveu a entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). A ação, que ocorreu na sede da pasta, também organizou uma roda de conversa com os familiares.
A entrega da CipTEA e dos cordões de identificação têm o objetivo de garantir que os direitos desse público sejam respeitados e garantidos. O documento permite que pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham atenção integral e prioridade de atendimento tanto nos serviços públicos, quanto nos privados, atuando especialmente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
Participando do encontro, Erica Sampaio, mãe e esposa atípica, falou da importância de ações como essas promovidas pelo poder público.
“No começo, ao receber o diagnóstico, a gente leva um susto e pensa que não vamos dar conta. No entanto, a rede de apoio faz muita diferença. Meu esposo e minha filha têm Transtorno do Espectro Autista. É uma luta! Nós aprendemos mais do que ensinamos, porém, cada segundo vale a pena. Essa iniciativa do poder público é muito importante. Reforça que não estamos sozinhos nessa”, apontou.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, falou da importância de fortalecer o diálogo com as familiares que tanto precisam da administração municipal. “Esse encontro foi uma excelente iniciativa para fortalecer o diálogo com a administração pública. A roda de conversa permitiu que as famílias compartilhassem suas experiências, desafios e expectativas, promovendo um espaço de escuta e acolhida”, apontou Marina, completando que “além disso, é fundamental que as famílias tenham acesso às informações necessárias e, mais importante, aos seus direitos.”
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, reiterou que o apoio às pessoas com TEA será uma importante marca de sua gestão, trabalhando com carinho e respeito com o objetivo de oferecer a eles um apoio pleno.
“Não permitiremos que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista sejam negligenciadas no município. Nossos profissionais trabalharão de maneira integrada e com um atendimento especializado e humanizado para garantir que essa população e seus familiares sejam assistidos da melhor forma possível. Oferecendo dignidade, respeito, carinho e empatia”, afirmou a prefeita.
Para acessar este benefício, a família deve preencher o formulário através do link: https://www.sociaut.com/cidade-emissao-cartao. Em caso de dúvidas, a população deverá entrar em contato com a secretaria de Assistência Social no telefone 0800 202 1999 ramal 4162.