BARRA MANSA
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) segue atuando e aperfeiçoando seus trabalhos em parceria com a Defesa Civil Municipal para auxiliar e reparar as famílias que precisam de acolhimento devido algum desastre natural. As ocorrências desta semana se deram pelas chuvas que atingiram o município. O local mais afetado foi a Rua A no bairro Siderlândia onde casas foram interditadas.
Além do aluguel social, a SMASDH consegue fornecer suporte na situação alimentar das famílias. Há casos em que tudo foi perdido e nesta situação, o município está em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para fornecimento do cartão Recomeçar, sancionado ano passado designado às vítimas de desastres naturais.
O benefício é de R$ 3 mil e específico para compra de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, materiais de construção e reforma de moradia. O valor é em parcela única podendo ser designado uma única vez.
A gerente de Proteção Social Básica da Pasta, Cátia Batista de Souza, explica que há probabilidade de mais chuvas para os próximos dias e a Secretaria segue preparada para auxiliar os moradores.
“Com os riscos e as incidências, há possíveis aumentos nas interdições de casas e a assistência está de prontidão acompanhando todo o trabalho com a Defesa Civil, além disso, estamos trabalhando para conscientizar as famílias que precisam deixar os locais de risco e não querem”, ressaltou.
No município há casas interditadas em que as famílias não deixam o local de risco. Nestes casos, a SMASDH realiza um trabalho de conscientização do perigo e do apoio que vão receber por parte da Prefeitura.
O secretário em Exercício da SMASDH, Fanuel Fernando, destaca que as equipes estão 24h de prontidão e recebendo preparo necessário para auxiliar em todos os casos de perdas e danos naturais.
“Nestes últimos dias infelizmente tivemos ocorrências nos distritos de Amparo e Rialto e nos bairros Nova Esperança e Siderlândia. Em todas as ocorrências, a Assistência Social trabalhou com afinco para auxiliar as famílias, tanto com a questão de moradia e de alimento, quanto na questão psicológica pelo medo e trauma sofridos. Todo o nosso trabalho é com o objetivo de promover o melhor suporte ao munícipe de Barra Mansa”, concluiu.