Assinaturas estão sendo colhidas em Volta Redonda para protocolar projeto de iniciativa popular

0

VOLTA REDONDA

Um projeto de lei de iniciativa popular para criação de pré-vestibulares sociais comunitários e gratuitos está sendo encabeçado pelo suplente de vereador Carlinhos da Saúde (SDD). Ele está coletando assinaturas para a criação do projeto que daria preferência a alunos de escolas públicas.

Seriam necessárias assinaturas de 2% dos eleitores de Volta Redonda, ou seja, cerca de 4,5 mil. Após chegar ao número mínimo, será protocolado na câmara.

O texto autoriza a criação dos cursos, destinando 70% das vagas para estudantes de escolas públicas; 10% para livre acesso através de provas de seleção 10% para pessoas acima de 60 anos sem curso superior e com renda de até dois salários mínimos; e outros 10% para pessoas com deficiência.

Pelo projeto de lei, os cursos poderão ser organizados em quaisquer escolas municipais de Volta Redonda e a prefeitura poderá firmar convênios com a iniciativa privativa e entidades do terceiro setor para auxiliar no cumprimento da norma, que deve ser regulamentada pelo Executivo.

Segundo o suplente, o objetivo é levar a população mais carente, acesso a cursos para ajudar no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. “Vejo como uma forma de dar oportunidade as pessoas que não têm condições de pagar um curso e com isso, tem mais dificuldade de acesso a uma graduação. E é nessa fase que o jovem precisa mais do nosso apoio.  Porém não está restrito aos jovens, também vai dar oportunidade a pessoas com mais de 60 anos, que não tiveram oportunidade e ainda têm o sonho de cursar uma graduação. Espero completar as assinaturas e entregar na câmara este ano ainda”, finalizou.

Deixe um Comentário