Assentamento do distrito Ipiabas recebe ações de políticas públicas neste sábado

A iniciativa faz parte do projeto Defensoria em Ação no Campo, que esteve anteriormente em Barra do Piraí em outubro de 2023

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 11 05 at 13.19.45

BARRA DO PIRAÍ

Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública do Estado e o Incra/RJ, será realizada ação integrada de políticas públicas no assentamento Vida Nova, localizado no distrito de Ipiabas, em Barra Piraí, no sábado, dia 8, de 10 às 15 horas. A ação faz parte do projeto Defensoria em Ação no Campo, que esteve anteriormente no território em outubro de 2023.

Além do Incra e da Defensoria Pública do RJ, também está prevista a participação das seguintes instituições e movimentos sociais: Defensoria Pública da União (DPU); Detran-RJ; Mandato da Deputada Estadual Marina do MST; Prefeitura Municipal de Barra do Piraí; Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP/UFRJ) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)..

O Assentamento Vida Nova foi criado pelo Incra em 2006 com área de 558,68 hectares e capacidade para 25 famílias de trabalhadores rurais. Entre os serviços que serão prestados pelo Incra estão atualizações cadastrais, esclarecimentos e encaminhamentos a outros órgãos públicos presentes na ação.

Serviços

“O projeto Defensoria em Ação no Campo tem o objetivo de promover a democratização do acesso à justiça e serviços em assentamentos, normalmente mais distantes do centro dos municípios. A participação das instituições e órgãos parceiros é fundamental para a sucesso da ação”, afirmou a superintendente regional do Incra/RJ, Maria Lúcia de Pontes, que estará presente na ação.

Serão prestados serviços de emissão de documentos, como a Carteira de Identidade Nacional, além de cadastramento no CadÚnico e orientação para benefícios sociais BPC/Loas, Bolsa Família, Aposentadoria Rural, salário-maternidade, pensão por morte e Auxílios Emergencial e Doença, entre outros.

Débora Ferreira, 29 anos, assentada no Vida Nova há 16, falou sobre a expectativa da comunidade com a ação: “Esperamos ter solução para alguns problemas que não conseguimos resolver na cidade. Ou porque que não temos condição de ir até lá, ou a gente vai e mandam voltar outro dia e acabamos não voltando porque demora muito, às vezes dias, ou até semanas. No dia 8, com os órgãos aqui pertinho, esperamos que nossas questões sejam resolvidas. A comunidade está aguardando, todo mundo ansioso”, disse ela.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos