PARAÍBA DO SUL
O Asilo Filantrópico Lar Vicentino de Paraíba do Sul, registrou em duas semanas, cinco óbitos por Covid-19. Por conta disso, a prefeitura publicou o Decreto Municipal 1.931/2020, para assumir durante 180 dias a gestão do asilo, passando a coordenar os procedimentos clínicos e assistenciais prestados aos idosos, visando melhoria na execução dos seus serviços. A instituição conta com 21 idosos. Atualmente, seis deles estão em isolamento aguardando resultados dos exames. O asilo teve a requisição administrativa dos serviços prestados com a finalidade de adequar os seus procedimentos às normas federais, estaduais e municipais de saúde e assistência social.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marise Agostinho, a intervenção deu-se devido ao pouco espaço de tempo na qual foram notificadas as cinco mortes por Covid-19 e as medidas para impedir a propagação do vírus já estão sendo tomadas. “Hoje foi realizado o primeiro dia de intervenção, sendo efetuada a desinfecção do prédio todo, o levantamento dos documentos dos asilados até o mês de maio, material de limpeza, higiene de uso pessoal, recolhimento de cartões de benefício dos idosos e atendimentos familiares, tanto por telefone, quanto pessoalmente,” pontuou a secretaria.
A prefeitura salientou ainda que, assim que sanadas as irregularidades que motivaram a decretação da requisição administrativa, após ciência formal do Ministério Público e do Conselho Municipal de Saúde, a gestão do Asilo Lar Vicentino será devolvida à nova diretoria, que será constituída de acordo com o seu Estatuto Social.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela prefeitura, a cidade apresenta 901 casos confirmados, sendo 790 curados e 77 pessoas com o vírus ativo, destes quatro encontram-se internados e 73 em isolamento domiciliar. Até o momento foram notificados 34 óbitos. De acordo com cenário epidemiológico, o município encontra-se em bandeira laranja.