Artistas e produtores da região da Costa Verde reivindicam valorização da cultura local

0

COSTA VERDE

Produtores, artistas, trabalhadores e agentes culturais da região da Costa Verde reivindicaram uma maior valorização do setor na região, afirmando que muitas vezes são deixados de lado em detrimento da realização de grandes eventos com artistas famosos. Os relatos foram feitos na sexta-feira  à Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro durante o quinto Encontro Regional, com o objetivo de discutir as demandas desse segmento.

“Essa é uma realidade que vemos constantemente, seja pelo interior ou na capital. Já passou da hora de se entender que quem faz a cultura acontecer está na ponta, no dia-a-dia. Esses agentes precisam ser valorizados se quisermos construir uma política cultural forte para o estado, trazendo retorno econômico e fortalecendo a identidade do povo”, criticou o presidente da comissão, deputado Eliomar Coelho (PSol).

Também foram discutidos, com cerca de 30 participantes, o financiamento pelo Fundo Estadual de Cultura; a colocação em prática da determinação do Sistema Estadual de Cultura, de que 60% dos investimentos no setor sejam direcionados ao interior do estado; e a interseção entre turismo na região da Costa Verde e a cultura regional, como a folia e o jongo com seus mestres e caiçaras.

O deputado Eliomar destacou ainda a possibilidade da criação de um Fórum de Cultura com os agentes da região, que engloba os municípios fluminenses de Paraty, Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis, onde foi realizado o encontro. “Mais uma reunião muito proveitosa da qual saímos satisfeitos. Ouvimos muitas demandas parecidas com as das outras regiões e algumas especificidades sobre a vocação da região. Agora, faremos um relatório para sistematizar o que foi colocado de modo a nortear nosso trabalho para ajudar no desenvolvimento e valorização das culturas locais do estado”, destacou o parlamentar.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !