Artistas de Itatiaia e Porto Real vão receber recursos da Lei Aldir Blanc

0

ITATIAIA/PORTOREAL

Os profissionais do setor cultural dos municípios de Itatiaia e Porto Real vão receber recursos e ações emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), através da Lei Federal nº 14.017/2020, mais conhecida como a Lei Aldir Blanc.

Em Itatiaia, a prefeitura, por meio da Superintendência de Cultura, informou a abertura de Chamada Pública, visando a distribuição de prêmios para adoção das medidas emergenciais destinadas ao setor cultural.

O Edital de Chamada Pública de Itatiaia foi publicado na segunda-feira, dia 30. De acordo com o edital, podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos e pessoas jurídicas, que desenvolvam projetos artísticos e culturais, domiciliadas no município de Itatiaia e com atuação comprovada na área cultural, há no mínimo dois anos. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 15, pelo email [email protected], tendo no assunto: INSCRIÇÃO PARA O EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA – SMC Nº 001/2020, com apresentação de documentos obrigatórios, comprovante de residência e portifólio de atividades comprovando período de atuação de pelo menos dois anos na área cultural.  Serão selecionadas produções culturais nas linguagens artísticas, entre elas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar, expressões culturais populares (artesanato) e gestão cultural.

Serão premiadas até 13 produções culturais para Organizações Culturais (com ou sem CNPJ), quatro produções culturais para Espaços Culturais sem sede (com ou sem CNPJ), duas produções culturais para Espaços Culturais com sede (com CNPJ) e 93 produções culturais para Agentes Culturais, desde que atendidas, em sua totalidade, as condições da Chamada e em respeito à ordem de classificação.

Segundo o superintendente de Cultura, Thiago Henrique Ferreira, os agentes que quiserem tirar dúvidas ou obter ajuda presencial sobre os procedimentos da Lei Adir Blanc, poderão agendar um horário para atendimento, na Casa da Cultura. Para agendar, basta ligar para (24)3352-2077, de segunda-feira à sexta-feira de 9 horas ao meio-dia.

PRÊMIO CULTURAL REAL DEVE SAIR AINDA ESTE ANO

Em Porto Real, o prefeito Ailton Marques e o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino, estiveram reunidos com artistas inscritos no Prêmio Cultura Real.

Prefeito Ailton Marques se reuniu com artistas para falar sobre o Prêmio Real que deverá sair ainda este mês-Divulgação PMPR

O encontro aconteceu na semana passada, no Horto Municipal, onde foram tiradas as dúvidas sobre a premiação, que prevê o repasse de recursos e ações emergenciais destinadas ao setor cultural, durante a pandemia da Covid-19. “O município já está em posse desse recurso e a previsão é que ele seja repassado aos artistas no mês de dezembro. Esse Prêmio é de grande importância, pois além de dar suporte durante o período da pandemia da Covid-19, também tem o objetivo de fazer a divulgação dos trabalhos de todos os participantes inscritos”, disse o prefeito durante a reunião.

“Para a inscrição, todos os artistas precisaram confeccionar um vídeo, onde foram apresentadas as artes com a qual cada um trabalha. Nosso objetivo é dar maior visibilidade a esses artistas e mostrar a diversidade cultural do nosso município”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino, que também falou sobre as próximas etapas do Prêmio Cultura Real. “Além dos 39 artistas, também se inscreveram dois espaços culturais. Essas instituições terão um suporte no período da pandemia e no próximo ano elas poderão participar de projetos com a Prefeitura. Um desses espaços é o Centro Cultural Arte em Cena, que poderá fazer apresentações para os estudantes da rede municipal de ensino. O outro inscrito foi a Associação Vittorio Emanuele II, que realizará um curso de massas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, explicou.

error: Conteúdo protegido !