Artista Plástico recebe medalha de ouro na Bela Bienal Europeia

0

BARRA MANSA

Por conta de seu trabalho sobre sustentabilidade o artista plástico Joseph Figorelle, recebe hoje uma medalha de ouro durante o prêmio na Bela Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, realizado no Centro Cultural Correios, Centro, Rio de Janeiro.

De acordo com Figorelle, é uma honra receber o prêmio pela Bienal, que é um dos eventos mais importantes neste ramo. “Estou muito grato em receber essa medalha, pois percebo que o meu trabalho está sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Quando eu recebi a notícia do prêmio, percebi que estava no caminho certo”, comemorou.

O evento apresenta, portanto, a característica de promover um encontro de arte europeia e latim americana, reunindo artistas nórdicos, apresentando um diálogo consistente entre culturas distintas, através da exposição de obras de arte que reúne: fotografia, pintura, gravura, street-art, objetos e instalação.

As obras do artista plástico barramansense são feitas de madeiras reaproveitadas, encontradas em locais onde seriam descartadas. O artista explicou que suas obras não são frutos de reciclagem, mas sim, uma reutilização de produtos naturais.

QUARTA EDIÇÃO

O evento já está na sua 4ª edição, teve início em Portugal, na Cidade do Porto em 2012. Como o projeto acontece uma versão na Europa e outra na América Latina, sua segunda edição foi no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e sua terceira Edição aconteceu na Cidade de Helsinki na Finlândia.

A promoção deste diálogo intercultural, mostrando ao público em geral o que artistas de diferentes culturas estão desenvolvendo na arte, estando de acordo com a premissa institucional da AVA Galleria, que é a de promover eventos que se destacam pela diversidade estilística, assim como iniciam ou consolidam a carreira do artista em âmbito internacional. O projeto tem a curadoria do produtor cultural Edson Cardoso, proprietário da AVA Galleria em Helsinki, com a finalidade de reunir artistas contemporâneos dos dois continentes, Europa e América Latina.

Nessa edição a Bela Bienal terá a participação de obras do apresentador Gugu Liberato, que passou a ter um novo hobby, o de transformar rolha de vinho, em obra de arte. Convidado pelo curador Edson Cardoso para participar da BELA Bienal o apresentador, vai participar com duas obras; uma em homenagem a Frida Kahlo e a outra, uma garrafa de vinhos. Como o tema da mostra é sobre sustentabilidade, a obra do Gugu está bem dentro do tema, quando ele transforma rolhas, em obra de arte. Gugu vai ganhar uma sala especial apenas para mostrar suas obras no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, onde será possível, apreciar essas obras de perto.

 

Deixe um Comentário