Artesãos são cadastrados pela Superintendência de Cultura

0

ITATIAIA

Está aberto o cadastramento dos artesãos promovido pela Superintendência de Cultura. A iniciativa acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 13h30min às 17 horas, na Casa da Cultura. Para fazer o cadastramento é preciso preencher uma ficha de dados que será disponibilizada no local.

Para o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto, o objetivo é fazer um levantamento dos interessados em participar da Feira de Artesanato do município, prevista para acontecem em novembro. “Estamos convidando todos os artesãos de Itatiaia para se inscreverem, isso vale tanto para aqueles que já temos contato através das atividades que realizamos na cultura, como também aqueles que não conhecemos e queremos trazer para junto de nós nesse projeto e em vários outros. Isso inclui aquelas pessoas que trabalham com artesanato há mais tempo ou aquelas que começaram agora também.Nosso objetivo é realizar uma feira de artesanato onde todos possam mostrar os seus trabalhos para a população”, destaca, informando que a feira ainda não tem data e local definidos.

Além de reunir os artesãos interessados em participar da feira, o cadastramento também tem a finalidade de fazer um levantamento dos profissionais interessados em participar do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

Fioratto explica que o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio),  a iniciativa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os inscritos, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado. “A equipe do estado responsável pela inscrição dos artesãos no programa está visitando os municípios para fazer esse cadastramento. Em 2017 eles estiveram em Itatiaia, mas a adesão foi baixa e como para retornar à cidade antes precisam completar o ciclo nos 92 municípios, então optamos em levar os artesãos a cidade de Porto Real, que é uma das próximas cidades a receber a equipe e por isso estamos buscando o máximo de  interessados”,  explicou Rafael.

O Cadastramento tem como finalidade reconhecer o perfil do artesão e assim diagnosticar suas características e necessidades. Uma vez inscrito no programa o artesão tem acesso à Carteira Nacional do Artesão, que reconhece a atividade artesanal como profissão; tem acesso também a descontos na entrada  em feiras de artesanato, capacitações e microcréditos.

 

 

Deixe um Comentário