RESENDE
A exposição “Arte na Capa – Clássicos e Eruditos” promovida pela prefeitura por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) pode ser visitada até o próximo dia 31, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra é uma homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica, comemorado no dia 5. O Museu da Imagem e do Som de Resende funciona no térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, do meio dia às 18 horas. Os visitantes devem usar máscaras no interior do museu e fazer uso do álcool em gel na entrada, que são medidas de segurança sanitária em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Criado para valorizar o acervo do MIS de Resende, o projeto ‘Arte na Capa’ compartilha mensalmente com o público, capas de antigos discos reunidos acerca de temas, quase sempre uma data comemorativa.
Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, as exposições são uma forma das pessoas conhecerem e valorizarem o museu. “A Casa da Cultura é uma fundação que administra vários equipamentos pela cidade, e o Museu da Imagem e do Som é um deles. As exposições servem para dar visibilidade ao espaço, mostrando sua importância para o município”, frisa Zaidan.
A exposição “Arte na Capa – Clássicos e Eruditos” busca relembrar grandes artistas nacionais, compositores e instrumentistas, que dedicaram toda a sua vida na criação de músicas de concerto. Entre os grandes nomes deste segmento musical estão: Heitor Villa-Lobos; Nelson Freire; Eudóxia de Barros; Carlos Gomes; Ernesto Nazareth; Zequinha de Abreu; Radamés Gnattali; e o padre José Maurício Nunes Garcia.
O Dia Nacional da Música Clássica foi instituído primeiro na cidade do Rio de Janeiro, em 2006; e, a partir de 2009, em todo o Brasil. A data escolhida, 5 de março, foi uma homenagem à data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos.