Arquiteta dá dicas de como decorar casa para o Natal gastando pouco

Por Lara Salles

SUL FLUMINENSE

Natal é época de reunir a família e os amigos para celebrar o nascimento do menino Jesus. Momento também em que as pessoas usam para decorar suas casas e receber visitas. Guirlanda, presépio, árvore de Natal e o famoso Papai Noel, para decorar vale de tudo, todas as cores e gostos. Para te ajudar a fazer uma decoração que cabe no seu bolso o A VOZ DA CIDADE conversou com a arquiteta de Barra Mansa, Laísa Monteiro, e separou algumas dicas.

Para aqueles que querem economizar, a dica é se aventurar com o famoso “DIY”, mais conhecido como “faça você mesmo”. “Separe materiais recicláveis como rolo de papel higiênico e potes de vidros de alimentos, e deixa a imaginação rolar. Componha com laços de fitas, pinhas e fio de fada. Se você ainda não tem uma árvore de Natal, pode criar uma do zero feita com dobraduras de livros, galhos secos, ou até mesmo comprar uma muda de tuia”, disse a arquiteta.

Outra dica, agora para enfeitar a árvore, é utilizar fotos da família. “É só fazer um furo na parte superior da fotografia amarrar um barbante e criar um pêndulo de árvore. Para enriquecer ainda mais a árvore você pode criar alguns presentes fictícios com caixa de papelão, papel colorido e um laço. Depois é só misturá-los com os de verdade”, recomendou.

As luzes de Natal também não podem faltar na decoração, para isso, o segredo é investir em pisca-piscas, iluminação de LED, velas e fios de fada. “Elas são as responsáveis por criar sensações diferentes e trazer mais aconchego. As luzes, que só encontramos neste período de natalino, reforçam ainda mais a estação do ano”, disse Laísa.

A última dica é para a mesa de Natal. “Escolha uma toalha bem bonita, e retire dos armários todos aqueles utensílios que só usamos em ocasiões muito especiais. Monte sua mesa reforçando a cor da decoração que está em toda a casa, use e abuse na mescla dos utensílios. Acenda velas de diferentes tamanhos e modelos para criar um ambiente mais sofisticado” aponta a arquiteta.

Dra. Mariana Xavier, de 65 anos, mora em Barra Mansa com o esposo, a mãe e o neto adolescente. Médica, conta que a decoração de Natal é uma tradição de família e que encanta a todos que passam pela rua. “Meu pai quando era vivo adorava o Natal e esse amor por decorar a casa, eu aprendi tudo com ele. As crianças quando passam aqui em frente, tiram foto e até pedem para entrar aqui em casa e ver o resto da decoração. Teve uma mãe que uma vez me falou que o filho dela disse que aqui era a verdadeira casa do Papai Noel”, disse.

Mariana conta que esse ano, além do tradicional vermelho, investiu em enfeites brancos e dourados. “No ano passado eu escolhi o roxo e rosa. Todo ano eu escolho uma cor e um tema que vai predominar na minha decoração”, explica.

A decoração da médica conta com mais de 16 Papais-Noéis, presépio, pisca-pisca e agora até o papel higiênico ganhou um enfeite. “Natal aqui em casa eu não abro mão. Começo a decorar a casa em novembro e só tiro as coisas em janeiro. Esse ano eu demorei dois finais de semana para montar tudo, mesmo com a ajuda de uma amiga”, disse.

Papai-Noel, árvore e pisca-pisca, tudo faz parte da decoração da médica – Foto: Gabriel Borges

Todos os dias a partir das 18 horas é possível ver a casa de Mariana iluminada. “As pessoas olham e pensam que eu gastei muito dinheiro para decorar tudo, mas não, os objetos que eu uso para decorar a casa fui comprando ao longo dos anos e a cada ano eu agrego alguma coisa”, contou.

A moradora de Volta Redonda e representante comercial, Renata Gotinho, de 38 anos, também não dispensa uma decoração bem elaborada. Ela mora com o noivo e os dois esperam todo ano para decorar a casa para o final de ano. “Começo a planejar minha decoração em setembro e para montar tudo demoro umas duas semanas. É uma emoção muito boa poder fazer isso todos os anos”, disse.

Renata conta que as cores que ela escolheu para decorar a casa esse ano foi o amarelo e azul. “Sempre tentamos escolher cores diferentes. Antes de decorar também tento buscar referências olhando fotos de decorações feitas em outros lugares”, explicou.

No final das contas, decorações elaboradas ou não o sentido mesmo é comemorar o espírito de Natal e viver a esperança de dias melhores.

Espírito Natalino encanta a todos – Foto: Gabriel Borges

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos