ESTADO
O Fluminense conquistou o título da Recopa Sul-Americana ao derrotar a LDU por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro. O time carioca finalmente conseguiu sua revanche contra a equipe equatoriana, que havia vencido duas finais sob o comando de Josep Alcácer, com dois gols marcados pelo meio-campista Jhon Arias.
A LDU entrou em campo no Estádio Maracanã com uma postura defensiva, buscando manter o resultado.
Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Fluminense precisava de uma vitória por dois gols de diferença para conquistar o título diretamente. A equipe de Diniz teve um domínio de posse de bola de 78%, com 27 finalizações, sendo seis no alvo, contra seis tentativas do time equatoriano, com apenas uma na direção do gol.
Apesar do controle do jogo, o Fluminense enfrentou dificuldades para marcar, levando Fernando Diniz a introduzir John Kennedy, que entrou no lugar de Felipe Melo, além dos experientes Arias, Cano, Douglas Costa e Renato Augusto, com Marcelo, que se mostrou um lateral muito presente no apoio ofensivo.
A pressão surtiu efeito aos 30 minutos do segundo tempo. O Tricolor trocou passes no campo adversário, e Douglas Costa encontrou Samuel Xavier, que fez um cruzamento perfeito para a cabeçada certeira de Arias, abrindo o placar.
O craque do Fluminense brilhou quando sua equipe mais precisava. Jhon Arias aproveitou um cruzamento da direita e cabeceou com precisão para abrir o marcador no Maracanã.
Apesar da expulsão de John Kennedy por um pisão em Zambrano, apenas três minutos após o primeiro gol, o Fluminense não se abalou.
Na sequência da partida, sem deixar se abater, a equipe de Fernando Diniz seguiu com a pressão e empurrando os jogadores da LDU para seu campo de defesa, quando Renato Augusto foi derrubado dentro da área, resultando em pênalti, e Arias, mais uma vez, converteu com um chute cruzado, garantindo a consagração do tricolor como campeão.