Aprovado projeto de lei para campanha de prevenção e tratamento da depressão e transtornos de ansiedade

0

BARRA MANSA

De autoria do vereador Gustavo Gomes, foi aprovado nessa semana, em segunda discussão, na Câmara de Barra Mansa, o projeto de lei que institui a “Campanha Permanente sobre a Prevenção, o Diagnóstico e o Tratamento da Depressão, Transtornos de Ansiedade e de Pânico” no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. A proposta, que segue agora para análise do prefeito Rodrigo Drable, busca fortalecer as ações de educação e conscientização sobre essas condições de saúde mental, que têm afetado um número crescente de pessoas na cidade e em todo o país.

Segundo o vereador, o projeto trata de uma série de ações educativas focadas em quatro principais eixos: informação sobre causas, sintomas e prevenção; diagnóstico precoce; informação sobre tratamentos disponíveis e combate ao preconceito.

O vereador Gustavo Gomes enfatiza a importância desta campanha com base em dados alarmantes de saúde mental. “De acordo com estudos epidemiológicos, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Na rede de atenção primária de saúde, a prevalência de depressão é de 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico,” destacou Gomes. Ele também ressaltou que a depressão é uma das principais causas de incapacitação no mundo, conforme relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Gustavo defende que a implementação desta campanha poderá trazer benefícios significativos para a comunidade de Barra Mansa, promovendo uma maior conscientização e aceitação dos transtornos mentais. Além disso, ao facilitar o diagnóstico precoce e o acesso aos tratamentos, a campanha pode melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados e reduzir o impacto social e econômico dessas condições. “Acredito e defendo que Barra Mansa e seus munícipes merecem que seja criada uma campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização sobre a depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Com essa iniciativa, esperamos proporcionar um futuro mais saudável e consciente para todos” declarou Gustavo Gomes.

Deixe um Comentário