Aprovado projeto de lei de apoio ao ensino pedagógico

0

QUATIS

Em recente sessão legislativa, foi aprovado o projeto de lei 023/2019 do Executivo Municipal, após indicação do vereador Paulo Vitor da Silva, o Vitinho (PROS), que dispõe sobre o funcionamento e o atendimento do Serviço de Apoio Pedagógico Educacional (SAPE), na rede municipal de ensino de Quatis. O SAPE já é uma realidade no município desde 2012, quando a fonoaudióloga educacional Adriana Zappa e a pedagoga Tatiana Nascimento criaram o projeto, preocupadas com o alto número de alunos com dificuldades de aprendizagem. Porém, esta sala de apoio só funcionava para alunos que apresentassem laudo de deficiência intelectual ou múltiplas.

A iniciativa do vereador em solicitar o projeto de lei, por ser de competência do Executivo, foi legitimar o trabalho desenvolvido pelas professoras no município, que atendem demais estudantes com dificuldades acentuadas na aprendizagem e também no comportamento. Hoje cerca de 170 alunos da rede municipal são atendidos pelo SAPE, com o apoio de nove professoras trabalhando o desenvolvimento das habilidades prévias, o resgate da autoestima, confiança e o despertar de possíveis potencialidades.

Vitinho ressaltou que a legalidade deste serviço é uma grande ferramenta de incentivo a educação no município, pois o trabalho desenvolvido por estes profissionais faz a diferença os estudantes matriculados nas escolas de Quatis, uma vez que o serviço oferecido é paralelo ao ensino regular, complementando a aprendizagem.

Adriana Zappa, uma das idealizadoras, agradeceu o empenho de antigas secretárias de educação no município, Aldjane Prata e também Alessandra de Almeida, pois foram essenciais no ponta pé e na continuidade do projeto. “Hoje podemos cobrar apoio, pois a partir de agora o SAPE existe legalmente”, comemorou.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !