RESENDE
O Legislativo Municipal aprovou durante sessão ordinária, recentemente,a Indicação nº 367/2019, de autoria do vereador Hick Sene (PSD),que solicita o fim do uso de garrafas PET no município. A proposta foi aprovada por unanimidade e teve cópia enviada ao Governo Municipal para estudos de viabilidade.
Em sua justificativa, o vereador disse que a tendência atual da indústria é de aumentar o uso desse material. Lembrou ainda que grandes fabricantes de bebidas alcoólicas, como a cerveja, estão preparando a migração para o sistema de garrafa PET, o que irá aumentar ainda mais o impacto ambiental. “Isso vai acontecer por causa do acúmulo nos lixões e o prejuízo aos ecossistemas, ameaçando a vida de várias espécies”, lembrou o parlamentar.
De acordo com o autor da indicação, há cerca de 30 anos, o próprio consumidor levava a garrafa vazia de volta aos pontos comerciais quando queria comprar mais refrigerante. Ressaltou que, voltar a utilizar recipientes retornáveis, em vez de criar uma dependência cada vez maior da garrafa PET, é a melhor alternativa. Disse também que a extinção de garrafas PET e a volta da antiga garrafa de vidro será um grande passo para a preservação do meio ambiente. Para ele, o vidro, ao contrário das garrafas PET, possui um ciclo fechado, ou seja, pode ser higienizado e reutilizado pela própria indústria. “Além disso, os cacos podem ser usados para produção de novos recipientes”, concluiu o vereador.