>
a voz da cidade 970 x 150 px

Aproaço realiza primeira edição do Troféu Rio de Aço em Pinheiral

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

PINHEIRAL

A Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro (Aproaço) realizou na cidade a primeira edição do Troféu Rio de Aço. O evento premiou as melhores iniciativas das empresas do setor metalmecânico, divididas por cinco categorias: Melhor Projeto Social; Iniciativa Sustentável, Incentivo à Educação; Práticas Inovadoras, além da categoria Mulheres de Aço, ressaltando a força de indústrias que possuem mulheres a frente de sua gestão. O evento contou com a presença dos deputados estaduais, André Corrêa, e Tia Jú; o diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fábio Picanço; além do secretário de Turismo, Gustavo Tutuca e do prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa.

O evento também foi em celebração aos três anos de fundação da Aproaço, que desde 2021, trabalha pela segurança jurídica das empresas e atua no fomento pela competitividade do setor responsável por gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado do Rio.

Os vencedores Troféu Rio de Aço foram: Incentivo a educação – Malta Rio; Melhor Projeto Social – Cinbal Incoflandres; Projeto Sustentabilidade – Manchester; Mulheres de Aço – Novafer e X-aço; Publicidade e Propaganda – VDA; Práticas inovadoras de RH – Cinbal Incoflandres.

Já as personalidades do Aço são: secretário de Turismo – Gustavo Tutuca; deputado estadual – André Corrêa; deputada estadual- Tia Ju; vereadora de Pinheiral- Carina Valim.

O secretário Executivo da Aproaço, Haroldo Filho, explica que o evento inédito, objetiva a valorização. “Precisamos valorizar os empresários, empreendedores, que geram emprego, trabalho e renda para os municípios. Neste evento temos 45 empresas presentes, não existe um dia a dia sem aço, ele movimenta o nosso cotidiano. Hoje é dia reconhecer e valorizar”, cita.

O executivo explica como surgiu a ideia do prêmio e sua importância para o setor. “Todos sabem da relevância de uma indústria para a cidade, porque ela gera empregos, renda e aumenta a arrecadação de impostos nos municípios. No entanto, existe uma série de ações que são realizadas, e que muitas vezes não são divulgadas pelas empresas. Temos no segmento uma infinidade de apoios a projetos sociais, esportivos, ações voltadas para o meio ambiente e de reconhecimento de talentos que merecem e precisam ser destacados. E esse destaque visa valorizar essas iniciativas, e principalmente, motivar outras empresas a fazerem o mesmo. Somos um setor de transformação, e melhorar a realidade de uma cidade ou região é um papel importante dos empresários”, informa.


Gustavo Tutuca, autor da Lei 8986 – Lei do Aço, que propõe benefício fiscal a empresas, destaca que como legislador, se sente honrado ao contribuir com o desenvolvimento do estado. “O evento reconhece o trabalho que é bem feito, somos legisladores e trabalhamos para mudar a vida das pessoas, quando conseguimos emplacar uma lei, como a do Aço, que gera empregos, gera receitas para o município ficamos felizes com a lei na prática. Através dela conseguimos desburocratizar o processo de abertura de empresas, oferecendo segurança jurídica para o empreendedor, criando ambiente favorável”, cita, informando que a região tem uma facilidade logística, criando ambiente favorável para o setor metalmecânico.

Segundo dados da Instituto Aço Brasil, nos primeiros três meses, o Rio de Janeiro produziu mais de dois milhões de toneladas de aço bruto, o que representa um aumento de 19,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, e com isso, 500 novos empregos foram gerados no primeiro semestre.

O diretor executivo da Companhia Siderurgica Nacional (CSN), Luiz Fernando Martinez, destaca que a empresa é um marco da industrialização no Brasil. “Vários caminhos se abriram principalmente para os moradores, com a abertura de novos postos de trabalho. São empregos de maior qualidade, que alavanca o nível de escolaridade, nível de serviços, traz novo patamar para os munícipes. Não existe país desenvolvido sem aço e sem indústria, inúmeros são os desafios, mas temos boa matéria enérgica, vontade de prosperar, o momento é de industrializar o Rio de Janeiro, o estado apresenta um potencial maior do que qualquer outro, temos boas áreas de expansão”, analisa.

CASO DE SUCESSO

Haroldo Filho cita que a cidade foi escolhida como sede por representar um grande case de desenvolvimento econômico através das indústrias de processamento de aço. “Foi uma escolha simples de fazer pela história construída na cidade nos últimos anos. Temos indústrias do aço espalhadas por todo o estado. Algumas cidades do Sul Fluminense possuem três a quatro empresas, mas nada se compara ao grande polo que se formou em Pinheiral”, cita.

O prefeito Ednardo Barbosa explica que nos últimos sete anos a cidade teve um salto de R$ 87 para R$ 186 milhões em arrecadação de impostos, impulsionado pelas indústrias de processamento de aço. “São 20 empresas instaladas, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos, divididos em cinco polos industriais, temos nos destacado como centro de desenvolvimento. A empregabilidade aumentou em 50%. Era um grande incômodo ser considerada cidade dormitório, precisávamos melhorar e trazer empregos, demos grandes passos firmando parceria com empresas e qualificamos moradores, o município está bem instalado logisticamente, o que atrai os investidores”, cita.

O secretário de governo de Pinheiral, Estanislau Corrêa, destacou a importância das indústrias do aço para o município. “As indústrias têm representado um alicerce fundamental para o desenvolvimento econômico. Elas não apenas geram empregos e renda para nossa população, mas também fomentam o desenvolvimento e o progresso. A presença dessas empresas tem sido um motor de crescimento para nossa cidade, impulsionando a arrecadação municipal e melhorando a qualidade de vida dos nossos cidadãos. É uma honra para Pinheiral sediar o Troféu Rio de Aço, celebrando e reconhecendo o impacto positivo que temos tido com essas indústrias”, aponta.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos