Aposentados terão primeira parcela do 13º salário antecipada em agosto

0

SUL FLUMINENSE

Os aposentados habilitados terão em agosto o direito ao saque de metade do valor do beneficio do décimo terceiro salário. O Governo Federal já publicou no Diário Oficial da União o decreto confirmando a liberação da primeira parcela dos valores que corresponderá a até 50% do valor do benefício, sendo paga junto com o benefício de agosto, a segunda parcela que será calculada pela diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, será paga junto com o benefício de novembro. A projeção do governo é que R$ 21 bilhões sejam injetados na economia.

Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. As pessoas que recebem auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do décimo terceiro será calculado de forma proporcional ao período recebido. “Eu recebo auxílio-doença há 14 meses e espero que o cálculo seja correto e creditado logo, pois em 2017 o INSS atrasou o pagamento da primeira parcela e tive que receber tudo em dezembro”, conta o segurado Geuvânio Maia, 45. No caso de benefícios temporários o INSS faz cálculos proporcionais conforme a vigência do benefício, sendo a primeira parcela em agosto e a segunda em dezembro. Caso o prazo do benefício termine antes de dezembro, o valor do benefício é calculado proporcionalmente e pago junto do benefício até o prazo vigente.

Segundo o INSS, as pessoas que ganham até um salário mínimo recebem seu benefício entre os cinco últimos dias úteis do mês da competência e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. O pagamento é feito de acordo com o número final do benefício, excluindo-se o dígito, por exemplo, se o benefício for 123.456.789–0, é preciso considerar o ‘9’ como referência.

Confira a tabela oficial de pagamento de benefícios praticada pelo INSS a todos os segurados

Quem ganha acima do mínimo a receber a parcela a partir de setembro. “Vou utilizar o dinheiro para ajudar meus filhos e comprar algumas coisas pra casa. Esse valor já ajuda pra algumas coisas. Uma vida toda de trabalho e eu deveria ganhar mais”, comenta a aposentada Tereza Maria Silva, 75. Para saber o valor do benefício basta emitir o extrato de pagamento no site Meu INSS e nos terminais de autoatendimento da rede bancária, com o extrato de pagamento de beneficio de agosto.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Em tempos de crise financeira os recursos antecipados favorecem aqueles que buscam dinheiro extra. Mas de que forma o décimo terceiro antecipado pode ser utilizado? Segundo o doutor em educação financeira, Reinaldo Domingos, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, anotar todos os gastos. “Sabendo se é endividado, equilibrado ou investidor, é mais fácil descobrir o que fazer com o décimo terceiro”, informa frisando que no caso dos endividados, acertar as dívidas de maior valor e juros altos é a prioridade, como cheque especial e cartão de crédito.

Deixe um Comentário