Aposentados e pensionistas tem décimo terceiro salário antecipado

0

RIO DE JANEIRO

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o pagamento do décimo terceiro salário antecipado, conforme decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 5. Os valores serão liberados neste mês de maio, a partir do dia 25, e no mês de junho, a partir do dia 24, totalizando duas parcelas.

Segundo o decreto, a primeira parcela será correspondente a 50% do benefício. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho frisa que as parcelas serão pagas conforme o mesmo calendário em que são creditadas as aposentadorias, pensões e auxílios-doença.

O cronograma seguirá de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 deste mês e 8 de junho. Já a segunda parcela será paga entre 24 de junho e 7 de julho.

Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia do novo coronavírus.

O calendário de pagamentos de benefícios 2021, conforme imagem abaixo,  indica no trecho selecionado em preto as datas de liberação das parcelas do décimo terceiro salário nos meses de maio e junho:

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em caso de dúvidas e informações, o INSS mantém diversos canais de atendimento remoto. A Central de Atendimento 135 funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília. Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Existe ainda o aplicativo Meu INSS, uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do computador ou pelo celular (Android e iOS). Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e ter acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa. Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

Deixe um Comentário