Após período de festas é excessos é hora de retornar as dietas

0

BARRA MANSA

Durante os feriados muita gente abusa no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Após o período é preciso reequilibrar o organismo, a nutricionista Raphaela Rocha, dá algumas dicas.

Hora de apostar em alimentos leves, desintoxicantes e nutritivos. “O cardápio inclui muito líquido, como água, sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado”, explica a nutricionista.

Refeições leves podem ser realizadas de três em três horas para tentar manter adequado o metabolismo que se descontrolou, optando sempre por refeições a base de carnes magras, leites e derivados desnatados e muitas frutas, verduras e legumes.

Nos dias após o carnaval, evite consumir frituras e produtos embutidos como linguiça, salame, salsicha, mortadela, assim como também de maioneses, creme de leite e molhos industrializados.

Inclua no cardápio alimentos integrais como pães, massas, arroz, farelo de aveia, pois eles contêm boas quantidades de vitaminas do complexo B e fibras que junto com as verduras e frutas auxiliarão no processo de desintoxicação do organismo e no bom funcionamento intestinal, geralmente irregular após tantos exageros. “Lembre-se de consumir alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem estar do organismo, são eles: cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros, gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes em geral”, cita, o potássio encontrado em algumas frutas (banana, melão, pêssego, frutas secas) é essencial para quem abusou de bebidas alcoólicas.

Dicas para desintoxicar o corpo

  1. Beba bastante água-A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão.
  2. Coma folhas verdes- Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, entre outros, são excelentes fontes de fibras que ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.
  3. Dê atenção às frutas-Após a folia, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
  4. Tome chá-Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldopicãoerva-cidreira, dentre outros.
  5. Não exagere no café- A bebida é uma aliada na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
  6. Evite carnes vermelhas e gorduras-Nesse período após o carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.
  7. Coma grãos-Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.
  8. Pratique atividades físicas-Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.
  9. Evite beber-O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.
  10. Dê um descanso ao seu corpo-Uma das partes mais importantes é dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Evite cair em festas e alimentações desregradas.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !