VALENÇA
No fim da tarde desta quinta-feira, dia 21, ocorreu novamente a votação da Mesa Diretora de Valença. A votação teve que ser feita pela segunda vez por decisão da Justiça, que também suspendeu os efeitos da Resolução nº 49/2020, que alterou o Regimento Interno da Câmara, fruto da confusão da primeira vez. Dessa vez, a eleição aconteceu com Chapa Única, sendo eleita por oito votos favoráveis, duas abstenções e uma rejeição. O prefeito Luiz Fernando Furtado da Graça, o Fernandinho Graça (PP), tomou posse.
A chapa eleita é composta pelos seguintes nomes: Presidente Naldo; Vice-presidente Bernardo de Souza; 1ª Secretária Fabiani Vasconcelos; e 2º secretario Eduardo Ranck. O parlamentar Saulo, que concorreu pela Chapa 2 na primeira Sessão Solene, não compareceu à cerimônia devido a um compromisso pessoal.
Após o encerramento da votação, o presidente da Casa destacou que é inviável levar para o cenário político coisas que prejudiquem a população valenciana, e lembrou que há 20 dias o município ficou em um impasse, sem o prefeito tomar posse e sem um presidente da Câmara realmente definido. Ele disse ainda que está ciente dos seus deveres como vereador e que irá fiscalizar de fato as ações do prefeito. “Nós não iremos colocar a faca em pescoço nenhum, queremos que as coisas fluam em prol da população”, disse, informando ainda que irá implantar um centro de apoio à mulher na Câmara.
Naldo ainda se emocionou ao falar que já apanhou muito na vida pública, mas que isso não o impediu de lutar. “O homem quando sofre constrangimento pessoal, fere a alma e o coração. Passei muita humilhação, mas suportei e suportarei”, garantiu.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fernandinho Graça lembrou-se dos acontecimentos no dia 1º de janeiro, durante a Sessão Solene. Ele contou que já estava pronto para tomar posse, quando ficou sabendo da situação. “O presidente Naldo conversou comigo e eu disse que tomaria a posse correta, mas que isso deveria ser acertado. E agora isso está feito” disse, se referindo a confusão entre a Chapa 2 de Saulo e a Chapa 1 de Naldo. Houve um empate entre ambos. “Da mesma maneira que Naldo falou que vai legislar por Valença, eu digo que nossa intenção também é fazer o melhor pela cidade, assim como fizemos nos últimos quatro anos”, garantiu.
O prefeito reeleito ainda afirmou que inicia este mandato muito mais tranquilo que o anterior. Segundo ele, quando assumiu em 2017, pegou uma prefeitura desorganizada e com dificuldades, mas atualmente essa não é mais a realidade. Fernandinho ainda lembrou-se do problema da água em Valença, e disse que é algo que será resolvido, assim como outras questões que ainda não foram solucionadas, mas terão plena atenção.
EMPATE
Pelo antigo Regimento Interno, se houvesse empate na eleição da Mesa Diretora, o vereador mais velho decidiria. Mas no ano passado houve uma alteração do trecho do regimento que dizia que o vereador mais velho da antiga legislatura assumiria. Pelo regimento originário, o mais velho seria Naldo e como outro concorrente ele decidiria a seu favor. Já pela mudança, que foi derrubada pela Justiça, o mais velho da antiga legislatura não seria Naldo, por isso o impasse.