Aplicativo pode comparar em tempo real preço de combustível, mercado e farmácias

0

ESTADO

O deputado federal Julio Lopes (Progressista), propôs a criação de um aplicativo para comparar em tempo real o preço de combustíveis, mercado e farmácias. Isso porque com a alta da inflação e o impacto nos preços de produtos básicos, os consumidores precisam andar mais para buscar menores preços. Na região, por exemplo não é diferente. Em muitos postos o preço da gasolina já ultrapassa R$ 8. Nos supermercados a diferença entre os preços do mesmo produto pode chegar a 82%, segundo pesquisa do Procon de Barra Mansa divulgada recentemente.

A ideia do aplicativo, chamado de Waze Preço Brasil, segundo o deputado, foi enviada por meio de indicação legislativa ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.  De acordo com ele, o aplicativo pretende ajudar no combate de preços abusivos e contribuir na melhora da qualidade de vida dos cidadãos. “Decidimos unir tecnologia e inovação para criarmos um aplicativo que dará maior transparência nas práticas do mercado nacional. O usuário poderá fazer uma busca por geolocalização e escolher o estabelecimento que estiver oferecendo o produto mais em conta”, defendeu o deputado.

Julio Lopes informou que o aplicativo também será utilizado para farmácias. Ele pode ainda oferecer recompensas, como já ocorre com o programa Nota Legal, seja por meio de cashback ou de sorteio de prêmios como forma de estimular a participação. “A ideia é que o sistema do governo seja utilizado para cruzamento dos dados do Confaz e da Receita Federal, para que a nota fiscal possa ser utilizada para fins de transparência dos valores dos produtos e também oferecer benefícios para o consumidor brasileiro”, finalizou Júlio Lopes.