Aplicativo auxilia cidadão em seus gastos e promove a educação financeira

0

SUL FLUMINENSE

Pensando no malabarismo que o brasileiro precisa fazer para sobreviver com o salário mínimo estabelecido em R$ 998, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) criou o aplicativo Citizen para gerenciar suas contas e não passar o mês no vermelho.

Gratuito e disponível nas plataformas Android e iOS, de interface simples, ao fazer a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do Danfe da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, o cidadão consegue separar por categorias os itens adquiridos, e ao longo do tempo de uso, o aplicativo delineia o seu perfil consumidor e a sua inflação pessoal.

Por meio do Citizen, que disponibiliza gráficos de leitura simples e intuitiva, é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria. Diferente de outros aplicativos, o Citizen não solicita e não armazena informações pessoais do usuário, como salário e CPF.

Além disso, o Citizen, revela ao usuário o valor dos tributos embutidos em cada compra. Muito mais do que saber quanto está pagando em tributos, o aplicativo serve como aliado do consumidor na hora de armazenar as suas notas fiscais para eventuais trocas de produtos e até mesmo para acionamento de seguros de eletrônicos e encaminhamentos de itens para a assistência técnica.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !