Apenas 5% dos barra-mansenses estão cadastrados no alerta de desastres via SMS

0

BARRA MANSA

A Defesa Civil informou que, apesar do município oferecer o serviço de alertas de riscos e desastres, por meio de SMS, a adesão ainda está abaixo da média esperada, alcançando apenas 5% da população. Em abril deste ano, a cidade chegou a decretar situação de emergência após o temporal que atingiu o município, fazendo com que muitas pessoas perdessem seus pertences. Segundo ele, a ferramenta poderia ter sido um meio para as pessoas se anteciparem as chuvas. De acordo com o coordenador do órgão, Sérgio Mendes, o alerta também evita que boatos sejam espalhados, evitando o pânico.

O sistema de alerta, totalmente gratuito, via SMS, foi lançado no início desde ano pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Camaden). Em Barra Mansa, o sistema está funcionando há cerca de sete meses. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o Código de Endereço Postal (CEP) de interesse. Cada usuário pode enviar quantos códigos quiser, desde que seja feito de forma separada. O CEP deverá conter apenas os números, ou seja, sem ponto ou hífen.

Segundo Sérgio Mendes, apesar de a iniciativa ser positiva, ainda não alcançou muitas pessoas. “Fizemos um levantamento através do Cemaden e constatamos que apenas 5% dos barra-mansenses estão cadastrados para receber SMS de alerta e alarme. É extremamente importante que as pessoas fiquem mais atentas as mais diversas situações que podem ser ocasionadas pelas chuvas”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, seria de suma importância que todo o município se cadastrasse, mas a população que mora em áreas de risco devem estar ainda mais atentas. “Como por exemplo, a região do Rio Barra Mansa, do Rio Bocaina, o Rio Bananal e a Região Leste”, disse, pedindo que as pessoas que já conhecem o sistema de alerta, que compartilhem com os amigos e familiares.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !