ITATIAIA
Detentos do regime semiaberto da unidade penitenciária Inspetor Luís Fernandes Bandeira Duarte, localizada no distrito de Bulhões, em Resende, poderão trabalhar na reforma de escolas da rede municipal e unidades de saúde do município.
O prefeito Irineu Nogueira acompanhado da Procuradora Geral do município, Manoela Gambardella participou, nesta segunda-feira, dia 9, de um encontro com o presidente da Fundação Santa Cabrini, Helton Yomura; o presidente da Fundação Leão XIII, Gerson Oliveira dos Anjos Junior e o diretor da instituição prisional, Eliel Ogawa para debater a assinatura do convênio do Projeto de Ressocialização para a utilização dos apenados na prestação de serviços à Prefeitura de Itatiaia.
A medida faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público com a Prefeitura, em 2019, em que a administração municipal se comprometeu a usar mão-de-obra prisional em serviços de manutenção e revitalização em dez unidades escolares e nove da área de saúde. Inicialmente deve haver o aproveitamento de 25 apenados.
O presidente da Fundação Santa Cabrini, Helton Yomura, avaliou como positivo o encontro e elogiou a disposição da atual gestão em apoiar o Projeto de Ressocialização de apenados. “Nossa expectativa é de que não só ocorra a retomada desta parceria como possamos repactuar a relação e ampliá-la, se possível”, disse.
O diretor da Cadeia Pública de Resende, Eliel Ogawa, lembrou que os presos do regime semiaberto podem sair no início da manhã para trabalharem e retornarem ao final da tarde, para dormir no local. Segundo ele, atualmente 450 detentos cumprem pena na unidade.