BARRA DO PIRAÍ
Antonio Furtado é pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí. Até 2022 ocupou uma cadeira de deputado federal. E foi com base em seu trabalho em Brasília que procurou o A VOZ DA CIDADE para fazer uma denúncia. Contou que em 2021, destinou uma emenda no valor de R$ 1,2 milhão para obras de drenagem e pavimentação para ruas do distrito da Califórnia. Passados três anos, o dinheiro pode ser perdido.
Furtado explicou que no distrito, quando chove, ruas que não são asfaltadas e não contam com rede de esgoto, a água ultrapassa o parapeito das janelas e os moradores costumam perder tudo nas residências. Esse foi o motivo de ter enviado uma verba para resolver esse problema. Para o ex-deputado, essa obra seria emergencial e, portanto, inadiável.
Para a emenda ser liberada, era necessário a prefeitura firmar convênio com a Caixa Econômica Federal. “Inicialmente o prazo dado foi até 2022 para que todos os documentos fossem juntados pela prefeitura. Isso não aconteceu. Informou por meio de ofício que todos os funcionários do setor responsável estavam com Covid. A caixa aceitou a justificativa e prorrogou esse prazo até 30 de novembro de 2023. Mais uma vez a prefeitura não juntou a integralidade dos documentos, dos 57 pedidos, foram entregues apenas 11. Por isso a obra não aconteceu. Mais um prazo foi concedido, até o dia 21 de junho deste ano, daqui a dez dias. Se a cidade não juntar as pendências o dinheiro será perdido e os moradores continuarão sofrendo”, explicou Antonio Furtado.
Em nota, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio do setor de Convênios e da Secretaria de Obras Públicas, confirma a existência desta verba do governo federal para investimento no bairro Califórnia. “Desde quando foi liberado para a confecção do projeto, os dois setores estiveram envolvidos com a Caixa Econômica, no sentido de prosseguir com esta obra. Foram encaminhados vários documentos para o banco. A última leva será feita em tempo hábil. Nada foi esquecido e, muito menos, perdido”, avisou.
A prefeitura continuou a nota dizendo que ao longo desses sete anos de governo, aplicou recursos em diferentes obras públicas no Complexo da Califórnia, como asfaltamento e drenagem. “O Poder Público entende que ainda há muito o que ser feito, mas também jamais fará, em tempos de pré-campanha, qualquer tipo de movimento contrário para agradar opiniões alheias, mas sim dentro dos prazos e da legalidade”, concluiu.