PIRAÍ
Um mamífero carnívoro da espécie Procyon cancrivorus, conhecida também como mão-pelada, do sexo feminino, foi devolvido à natureza após ser localizado machucado às margens da via Dutra, na região de Piraí (RJ), pela equipe operacional da CCR NovaDutra. O animal foi encaminhado para tratamento no dia 13/03 para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos (SP), instituição que a concessionária mantém parceria.
De acordo com o Cras, o animal chegou com ferimentos na pata traseira onde recebeu o tratamento veterinário adequado. Antes da soltura realizada na última terça-feira, dia 6, o animal passou por um processo de reabilitação.
O animal também recebeu um microchip, que serve para identifica-lo no caso de uma nova captura, por exemplo. A soltura foi feita na região de mata atlântica no município de Itatiaia pela equipe do Cras e acompanhada pela CCR NovaDutra. Segundo a bióloga responsável do Cras, Claudinéia Araújo, essa espécie de animal é comum na região.
Localizado em São José dos Campos (SP), o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) realiza o tratamento veterinário das espécies silvestres resgatadas e oferece ações de reabilitação para o retorno ao habitat de origem, quando possível. A CCR NovaDutra mantém parceria com o Cras, para recebimento de animais silvestres resgatados na rodovia. Desde 2015 foram atendidos 91 animais silvestres.
A CCR NovaDutra orienta que, caso aviste um animal silvestre na rodovia, informe a concessionária pelo Disque CCR NovaDutra: 0800 0173536.