ANGRA DOS REIS
Faltando poucos meses para o início dos jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o capitão da Seleção Brasileira de Vôlei, Nalbert Bitencourt teve que passar por uma cirurgia no ombro. Poucos acreditavam que ele pudesse se recuperar a tempo, mas juntando paixão, obstinação e muita disciplina, o atleta deu a volta por cima e foi fundamental para ajudar seus colegas a conquistarem a medalha de ouro.
Esse fato foi um dos principais destaques que o ex-capitão do vôlei dividiu com as pessoas que foram assistir a sua palestra, nesta quarta-feira, 19, no Centro de Estudos Ambientais, dentro da programação do Dia do Servidor Público Aposentado, organizada pelo Instituto de Previdência Municipal de Angra dos Reis (Angraprev). “Quando a gente tem paixão, um grande sonho, somos capazes de fazer o impossível”, disse Nalbert logo no início.
O ex-jogador contou sua trajetória de vida, desde que ingressou no vôlei, nos anos 80, influenciado pela geração de prata. Começou treinando em uma escolinha em Copacabana e, de lá, foi para o Tijuca e em seguida Flamengo, até chegar à seleção brasileira, onde conquistou todos os títulos possíveis. Ao falar sobre a sua surpreendente recuperação, Nalbert destacou um fato que considerou fundamental: disciplina. “É a disciplina que liga nossos sonhos a realização deles”, frisou.
Aposentado das quadras e do vôlei de praia aos 35 anos, o ex-atleta aconselhou os servidores aposentados. “É necessário descobrir novos prazeres, estudar, viajar, encontrar novas possibilidades”, afirmou Nalbert, que encontrou novos desafios e hoje trabalha como comentarista esportivo e viaja o Brasil todo palestrando como embaixador do esporte do Banco do Brasil.
Pessoas de todas as idades estavam na plateia, incluindo alunos de escolinhas de vôlei e de polos esportivos mantidos pela Prefeitura e esportistas locais, como Eduardo Santos, mais conhecido como Dudu da Bike, que vai competir no Mundial de Enduro, em agosto, no Canadá, e ganhou de presente a biografia do ex-jogador. Como a atividade faz parte da programação organizada pelo Angraprev em celebração ao Dia do Servidor Público Aposentado, também não faltaram os aposentados, que aprovaram a palestra de hoje e a de ontem com o corredor Claudinei Quirino. “Achei excelentes! Quando eu me aposentei, foi igual o Nalbert falou na palestra. A gente se sente meio perdido, parece que sobra tanto tempo, mas quando a gente procura um novo foco, como eu fiz, o tempo acabou ficando mais curto do que quando eu trabalhava. Eu foquei no esporte, faço um monte de atividades”, destacou a professora aposentada, Goretti Costa.
As atividades em celebração ao Dia do Servidor Público Aposentado começaram na segunda-feira, dia 17, com um “Café Junino”, na sede do Angraprev, no Parque das Palmeiras. A manhã contou com inúmeros quitutes, sorteio de brindes para os aposentados e, principalmente, muito bate-papo e alegria. A programação contou ainda com um “Sarau Literário”, com roda de conversa e poesia e as palestras dos atletas Claudinei Quirino e Nalbert.