ANGRA DOS REIS
Os cafés da manhã do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) são realizados mensalmente, como forma de fortalecer vínculos sociais entre os aposentados e entre eles e o instituto. Mas nesta semana o café será especial. O Angraprev celebra nesta sexta-feira, dia 2, seus 15 anos de existência, zelando pelo futuro e seguridade financeira dos servidores públicos municipais e seus pensionistas. O café será realizado a partir das 9h, no Estádio Municipal (Ginásio Getúlio Campos Telles), no Balneário.
O Angraprev foi criado em 28 de dezembro de 2008. De lá para cá foram vários marcos que demonstram o desenvolvimento do instituto, como a aquisição de sede e carro próprios; CRP administrativo; prêmios e destaque no setor previdenciário em nível nacional, que fizeram de Angra dos Reis uma referência em gestão previdenciária; aquisição do selo nível 3 do Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão; realização do primeiro concurso público próprio, em 2022; dentre outras conquistas e realizações.
“Trabalhamos com total autonomia e independência. O instituto é gerido totalmente por servidores públicos efetivos, pois entendemos que, sendo nós os próprios beneficiários do Angraprev, vamos fazer uma melhor gestão para ele”, ressalta Luciane Rabha, diretora-presidente da autarquia.
Outra característica importante do Angraprev é ser uma das poucas autarquias municipais previdenciárias superavitárias. No ano passado, o instituto superou sua meta atuarial, encerrando 2023 com rentabilidade acumulada acima da meta atuarial. O ganho consolidado de 15,71% da carteira de investimentos superou o objetivo de retorno de 9,75% no período. Isso significa ter condições de manter fôlego financeiro no longo prazo, e que o Angraprev foi eficaz na gestão dos investimentos e no equacionamento dos desafios previdenciários.